top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

UPCYCLING: MODA CONSCIENTE E CRIATIVA



O upcycling surgiu como uma maneira bem criativa, que usando o que já temos em mãos, podemos criar algo novo. Ainda não conhece? Então vou explicar. Na verdade, esse costume de reformar peças já existe há muitos anos, mas somente há poucos é que o termo upcycling vem sendo adotado, e nada mais é do que a soma do “up” com “cycling” [de reciclagem] que significa dar um status novo e melhor a algo que acabaria sendo desperdiçado.

Muitas vezes enjoamos de alguma peça ou usamos tanto outra que gostamos, que mesmo depois de muito usada, não queremos se desfazer dela, ou porque o tecido é bastante resistente [ex. jeans] ou mesmo porque é uma peça curinga que pode criar diversos looks e nunca sai de moda. Nesses casos, podemos lançar mão da técnica de upcycling e reformar aquela peça queridinha que, com uma cara nova, ainda poderá ser bastante usada. Yeeess!!


A onda do ecologicamente correto já vem ganhando espaço no mundo da moda, graças à inclusão de tecidos sustentáveis, bem como ao incentivo nas técnicas de upcycling, que não significa, necessariamente, reformar roupas/produtos velhos, mas também reaproveitar a matéria prima.

Sabe como? Empresas e indústrias no ramo da moda já estão fazendo uso da técnica reaproveitando a matéria prima de coleções passadas e reformulando para uma Nova Coleção, economizando matéria prima fazendo uso de novas tecnologias que resultam em um tendência mais criativa, consciente e sustentável.


Um processo moderno e que está, cada vez mais, sendo aplicado em diversos ramos, mas o que achei interessante contar aqui para vocês é que ele também pode ser aplicado no mundo fashion e trazer diversos benefícios para nós consumidoras, para empresários e, consequentemente, para o meio ambiente. Estimular a criatividade para usar/reutilizar os recursos naturais no mundo fashion, pode impactar de forma positiva o meio de consumo, tendo um resultado mais viável e econômico para consumidores e empresários, além de ser ecologicamente sustentável. É uma tendência maravilhosa e consciente da moda.


Como também sou advogada especialista em Direito Ambiental adorei o tema e vou participar amanhã de um evento de moda chamado Cartilha Colapsos Inverno 2017 (para saber mais clique aqui), e além de adquirir mais conhecimento sobre o assunto também quero compartilhar mais novidades sobre o tema aqui com vocês.


Claro que não poderia deixar de mostrar pelo menos algumas ideias que achei super bacanas e que vocês puderam conferir ao longo do post, as imagens são da musa da criatividade, a Geneva, do blog a pair & a spare, que usa muito essa técnica.

Espero que tenha gostado!

Taiara Desirée

82 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page