eco-vegan lifestyle

  • Taiara Desirée

POR QUE APLICAR O ESG E O COMPLIANCE NO SEU NEGÓCIO?

Entenda o que é o ESG, o Compliance Ambiental, e a importância do Design Para Sustentabilidade em qualquer negócio.



A sigla ESG, muito comentada atualmente, faz referência aos termos em inglês – Environmental, Social and Governance – que em tradução livre significa “Meio Ambiente, Social e Governança”. O termo ESG diz respeito aos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa no vasto mundo dos negócios. Trata de boas práticas que as empresas e investidores podem aplicar, considerando o cuidado com o meio ambiente, com as pessoas, com a transparência e gestão das organizações de modo geral.


Já o termo Compliance, também em inglês, é um conceito originário da expressão – to comply with, que significa “estar em conformidade”, representando as ações que as empresas, gestores e autônomos executam para guiar suas atividades com base em regras e procedimentos, a fim de cumprir as exigências legislativas, bem como agregar valores de excelência e segurança operacional no seu trabalho, mas isso vai muito além do que é exigido por normas estatais.


Quando uma organização pensa em aplicar o ESG e o Compliance no seu negócio, significa dizer que ela está buscando adequar suas atividades aos ditames legais, aos atos normativos, às diretrizes municipais, estaduais, regionais e/ou globais, para aquela determinada atividade.


Independente do ramo de atuação, além de diversos outros campos jurídicos e do saber, o Direito Ambiental e o Direito Animal são bases para o ESG e o Compliance de qualquer negócio, por se tratar de ramos que protegem os direitos difusos e coletivos, o direito fundamental à existência digna e à própria vida. Tais ramos estão sendo cada vez mais observados por gestores e por cidadãos conscientes, que têm priorizado produzir com responsabilidade e consumir de empresas comprometidas em minimizar e/ou eliminar os impactos negativos no meio ambiente, na vida animal e na sociedade como um todo.


O Dia da Sobrecarga da Terra mostra que a humanidade está consumindo muito mais do que a biocapacidade planetária pode oferecer de forma salutar. Diante dos desafios ambientais e sociais que estamos vivenciando é inadmissível não se pensar em sustentabilidade e desenvolvimento regenerativo, seja você produtor, consumidor ou profissional autônomo em qualquer ramo de negócio. Todas as nossas escolhas e atitudes, por menores e mais simples que pareçam ser, provocam impactos em outras vidas. O design para sustentabilidade é fundamental para qualquer atividade.


Vivemos em um mundo em rápida mudança que está se transformando diante de nossos olhos. Uma infinidade de preocupações profundas e urgentes, como desigualdade social e global, mudanças climáticas, perda de biodiversidade, urbanização desenfreada e formas destrutivas de crescimento econômico, estão exigindo nossa atenção imediata. Somos todos chamados à fazer parte deste esforço global para cocriar um civilização mais próspera, justa e saudável para toda a vida do planeta. Precisamos urgentemente transformar nosso impacto degenerativo em processos regenerativos. Designers em Sustentabilidade são aqueles que irão liderar conscientemente essa transição. (Gaia Education)

Alinhar suas atividades profissionais às principais diretrizes globais socioambientais e de proteção à vida animal, considerando os pilares da Dimensão Social, Ecológica, Econômica, Tecnológica e a ampla visão de mundo, promovendo um desenvolvimento sustentável e, sobretudo, regenerativo, fará o seu negócio ganhar mais credibilidade e interesse do público. Quando o processo é genuíno, traz benefícios para a vida profissional e pessoal, afinal, não estamos separados da natureza: nela vivemos, dela dependemos e a ela devemos nosso respeito. Cuidar é preciso!


Você já pensou sobre isso?


Se lhe despertou interesse, entre em contato comigo, que eu desenvolvo consultorias que podem lhe ajudar.



Taiara Desirée

www.taiaradesiree.com

contato@taiaradesiree.com



Taiara Desirée é Designer Para Sustentabilidade pelo Gaia Education (Reino Unido), advogada especialista em Direito Ambiental e em Direito Animal com mais de 12 anos atuando pela defesa ambiental e mais de 4 anos pela causa animal. É Mestra em Filosofia pela UFPB com foco na Ecosofia T (Ecologia Profunda). Autora de livros na área do Direito e da Filosofia pela perspectiva do Direito Ambiental e Animal. Com ampla pesquisa na indústria da Moda, uma das maiores atividades econômicas do mundo, bem como uma das mais poluentes. É autora do livro “O meio ambiente sustentável da moda no Brasil e no mundo”, já na 2ª edição, publicado pela editora Lumen Juris, e outras obras. Criadora do Bloguesia, do Desirée TV e do Design Pessoal.


28 visualizações0 comentário