top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

MET GALA: O EVENTO DE MODA MAIS IMPORTANTE DO ANO


O Met Gala 2017 teve como tema o trabalho conceitual ‘Comme des Garçons’ da estilista japonesa, Rei Kawakubo, a 2ª estilista viva a ser homenageada.


Rei Kawakubo (Japanese, born 1942) for Comme des Garçons (Japanese, founded 1969); Courtesy of Comme des Garçons. Photograph by © Paolo Roversi

Considerado o evento de moda mais importante do ano, realizado no The Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque, o Met Gala é um evento beneficente de angariação de fundos para manutenção do trabalho do The Costume Institute que no mês de Maio celebra a abertura da sua exposição de primavera.

O The Costume Institute começou como o ‘Museu de Arte do Traje’, uma entidade independente formada em 1937 e liderada pelo fundador Irene Lewisohn. Em 1946, com o apoio financeiro da indústria da moda, o Museu de Arte do Traje se fundiu com o The Metropolitan Museum of Art [The Met] surgindo o The Costume Institute que, em 1959, tornou-se um departamento curatorial.

O The Met, como é informalmente conhecido, é um Museu de Arte fundado em 1870 na cidade de Nova Iorque e que apresenta mais de 5.000 anos de arte de todo o mundo, sendo um dos museus mais visitados do planeta.

O The Costume Institute conta com mais de 35.000 trajes e acessórios que representam cinco continentes e sete séculos de vestuários, desde o século XV até o presente. Ele possui um laboratório de conservação dos trajes; uma unidade de estudo e armazenamento expandido para abrigar as participações do The Met e do Brooklyn Museum Costume Collection; e o The Irene Lewisohn Costume Reference Library, uma das bibliotecas de moda mais importante do mundo.

A indústria da moda financia o trabalho do The Costume Institute, incluindo suas exposições, aquisições e aumentos de capital. O baile beneficente, tradicionalmente conhecido por Met Gala, surgiu em 1948 e se tornou um dos eventos de caridade mais visíveis e bem sucedidos do mundo, atraindo participantes das indústrias de moda, cinema, sociedade, negócios e música.


Anna Wintour | Courtesy of The Metropolitan Museum of Art/Shutterstock


Gisele Bundchen and Tom Brady | Courtesy of The Metropolitan Museum of Art/Shutterstock


Pharrell Williams and Helen Lasichanh | Courtesy of The Metropolitan Museum of Art/BFA/Shutterstock


Ambassador Caroline Kennedy and John Schlossberg | Courtesy of The Metropolitan Museum of Art/BFA/Shutterstock

O Met Gala 2017 aconteceu na útlima segunda-feira celebrando a abertura da exposição anual de primavera do Costume Institute, que ficará exposta de 4 de maio até o dia 4 de setembro deste ano.

O tradicional Baile do Met Edição 2017 teve como co-presidentes da noite Tom Brady, Gisele Bündchen, Katy Perry, Pharrell Williams e a Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, que há 19 anos participa como co-presidente do evento. O baile ainda teve como Presidentes Honorários, a estilista Rei Kawakubo e a Embaixadora Caroline Kennedy.

A exposição de primavera deste ano, patrocinada pela Apple, Condé Nast, Farfetch, H&M e Maison Valentino, propõe-se a examinar o trabalho conceitual da estilista japonesa, Rei Kawakubo, de 74 anos, a 2ª estilista viva a ser homenageada, depois de Yves Saint Laurent em 1983.


Katy Perry | Courtesy of The Metropolitan Museum of Art/Shutterstock


Paris Jackson | Courtesy of The Metropolitan Museum of Art/Shutterstock

Conhecida por seus projetos vanguardistas e por sua capacidade de desafiar noções convencionais de beleza, bom gosto e moda, não é à toa que a Rei Kawakubo seja a homenageada no Met Gala 2017. A exposição Primavera 2017 do Costume Institute apresenta o seu trabalho ‘Comme des Garçons: Art of the In-Betweens’ expondo, aproximadamente, 140 exemplos de roupas femininas do anos 1980 até os dias atuais que ilustram as experiências revolucionárias da Designer em "inter-betweenness" - o espaço entre limites.

Para transmitir esse conceito de "in-betweens" da obra de Kawakubo, os objetos foram divididos em oito galerias de diferentes expressões estéticas: Fashion/Anti-Fashion; Design/Não Design; Model/Multiple; Then/Now; High/Low; Self/Other; Object/Subject; e Clothes/Not Clothes.

Rei Kawakubo quebra as paredes imaginárias entre esses dualismos, evidenciando suas artificialidades e arbitrariedades através das suas criações.


Rihanna | Courtesy of The Metropolitan Museum of Art/Shutterstock

Devido à natureza sensível dos tecidos, o Costume Institute organiza duas exposições por ano que não tem exibição pública permanente. No entanto, dois passeios com foco em moda estão disponíveis durante todo o ano no The Met - Moda em Arte.

Se você gosta de arte e cultura, vale a pena visitar o site do The Met e este post do Brazil Connections.

Para saber mais sobre a história do The Costume Institute visite a sua página aqui.

E para conferir mais detalhes da exposição ‘Comme des Garçons: Art of the In-Betweens’, basta acessar a página Exhibition Overview.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

160 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page