top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

'WE WEAR CULTURE': GOOGLE CULTURAL INSTITUTE


Com a missão de “organizar a informação mundial e fazê-la universalmente acessível”, o Museu de Arte e Cultura do Google agora reúne 3.000 anos de história da moda.


Imagem Divulgação Google

Nos últimos dias, o Google lançou dentro da sua plataforma do Google Arts & Culture o "We Wear Culture - The stories behind what we wear", que traduzido significa "Nós vestimos cultura - As histórias por trás do que vestimos".

Com a proposta de trazer moda e acervos de museus para o meio digital visando facilitar a exploração da vestimenta, sua história e suas implicações culturais, o Google Arts & Culture agora conta com esse novo projeto Fashion, dando uma nova dimensão à história da moda.

Diversas instituições e museus ao redor do mundo estão colaborando com o 'We Wear Culture', e ao todo, já são mais de 180 parceiros. Só o Brasil já conta com a participação de 11 diferentes parceiros que totalizam mais de 1.000 itens expostos na plataforma; entre eles estão o MASP, o Museu da Moda Brasileira [primeiro museu no país dedicado aos costumes e à moda], o Museu Afro Brasil, o Instituto Moreira Salles etc.


O Google criou o 'We Wear Culture' partindo da premissa de que moda é cultura, criando a ideia de "Vestir cultura, em detalhes".

Em entrevista dada ao The Business of Fashion, Kate Lauterbach, gerente de projetos do Google, explicou: “Nossos parceiros têm coleções enormes e muita sabedoria, mas normalmente tudo está guardado — seja fisicamente ou no cérebro do curador. Então, primeiramente, estamos abrindo o acesso a tudo isso — e realmente levando para as pessoas de uma forma que é facilmente compreensível e educativa, mas também divertida“.


Mostrando que a moda é carregada de cultura, o 'We Wear Culture' já disponibiliza de mais de 30 mil itens. Vários dos objetos disponíveis na plataforma foram capturados com a Art Camera do Google que, como eles dizem, captura imagens em 'ultra alta resolução' com mais de um bilhão de pixels, possibilitando visões fantásticas das peças de roupas, com foco em detalhes que, ao vivo, passam despercebidos.

"Nós nos concentramos em tornar o sistema fácil de usar e, ao melhorar o tempo de captura, podemos gravar uma pintura em uma hora ou menos", afirma o Google.


Detalhes da roupa capturados através da Art Camera do Google.

Para os amantes e curiosos da arte, moda e cultura, agora ficou mais fácil descobrir obras de arte, coleções e viajar pelas histórias de todo o mundo apenas com alguns cliques. Não importa onde você esteja, explorar os tesouros culturais com extraordinários detalhes - é possível e divertido - através do Google Cultural Institute.

Há uma diversidade de conteúdo incrível para pesquisa e entretenimento.

Vale muito a pena conferir e descobrir tudo o que a ferramenta tem para oferecer. Aproveite!

Veja mais sobre o Google Cultural Institute e sobre o We Wear Culture.

Um beijo e até mais.

Taiara Desirée

10 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page