top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

OS ENCANTOS DA ÍNDIA: BATE PAPO COM O ESCRITOR LONDRINO VASEEM KHAN

Atualizado: 10 de abr. de 2020


Autor de um Best Seller e uma 'Série de novelas' envolventes que se passam no cenário indiano. Não é à toa que o seu primeiro livro ocupa o 8° lugar na lista de mais vendidos pelo The Times.


Recentemente, li um excelente livro que, inclusive, compartilhei no Bloguesia Book Club, chamado “A inesperada Herança do Inspetor Chopra”. Uma história misteriosa e envolvente, escrita com uma riqueza de detalhes que traz muitos ensinamentos. O livro é o primeiro de uma série de três histórias que acontecem em Mumbai.

Entrei em contato com o escritor da série, o londrino Vaseem Khan, que é muito atencioso e revelou que os seus escritos são realmente suas memórias do maravilhoso tempo que passou na Índia. Ele ainda contou que uma das coisas que aprendeu quando eu estava lá, foi sobre a influência portuguesa, especialmente em lugares como Goa, que é o menor dos Estados indianos em território e quarto menor em população, e o mais rico em PIB per capita da Índia.

Mumbai é a maior e mais importante cidade da Índia, que é um dos países mais populosos do mundo, terra do famoso e inesquecível Mahatma Gandhi.

Fiquei curiosa e empolgada para conhecer um pouco mais sobre a Índia e convidei o Vaseem Khan para um bate papo rápido e descontraído sobre as suas memórias neste lugar que parece fascinante.


Foto Bloguesia

SOBRE O ESCRITOR

Em 1997, Vaseem Khan viu um elefante no meio da estrada quando chegou na cidade de Mumbai, na Índia, para trabalhar como consultor de gestão. Era a visão mais incomum que ele já havia encontrado e serviu como a inspiração por trás da série Baby Ganesh de novelas de crime de coração leve. Vaseem nasceu em Londres em 1973, obteve um diploma de Bacharel em Contabilidade e Finanças da London School of Economics, antes de passar uma década no subcontinente, ajudando um dos principais grupos hoteleiros da Índia a estabelecer uma cadeia de "cinco estrelas ecológicas" em todo o país, os chamados Ecotels. Ele retornou ao Reino Unido em 2006 e desde então trabalhou no University College London para o Departamento de Segurança e Crime Science. Os elefantes estão em terceiro lugar em sua lista de paixões, primeiro e segundo, estão uma ótima literatura e cricket, nem sempre nesta ordem.


ENTREVISTA

TAIARA: Você nasceu em Londres e, à trabalho, passou uma década da sua vida na Índia. Com tanto tempo de vivência neste país tão diferente do seu, você deve ter muita história para contar. Qual o maior ensinamento que a Índia lhe proporcionou?

VASEEM KHAN: A melhor coisa que eu aprendi sobre a Índia é quão calorosa e amigável são as pessoas. Eu acho que deve ser o mesmo no Brasil! Os indianos são pessoas muito emocionantes, como os sul-americanos, e quando eles o levam até seus corações, eles se tornam seus amigos para a vida. Conheci muitos tipos de pessoas, ricas e pobres, pessoas de muitos planos. Mas quase todos tinham a mesma filosofia de aceitar a vida como ela é. Eu acho que isso é o que a Índia ensina a você. Muitos indianos acreditam na reencarnação, o que significa que eles acreditam que eles vão renascer. Eles acreditam que suas ações nesta vida decidirão se eles nascerão em uma vida melhor ou pior na próxima. Então é por isso que eles tentam viver boas vidas.Porque ninguém quer nascer como uma barata na próxima vida!

TAIARA: Sua série de livros conta com vários prêmios e indicações. O que te motivou a escrever uma série baseada em Mumbai? E quando escrevia, você fazia ideia da repercussão que essas histórias poderiam ter?

VASEEM KHAN: Eu vivi lá por dez anos, e eu tenho que dizer que é a melhor cidade da Ásia! A cidade já era uma série de sete ilhas habitadas apenas por pescadores. Na verdade, foram os Portugueses quem deram o nome à cidade. Eles foram pra lá em 1534 para configurar uma porta comercial. Eles deram o nome de Bombaim ao chamá-lo de Bom Bahia, que significa 'Good Bay' em português. Um século depois, os portugueses entregaram a cidade ao rei Carlos II da Inglaterra quando casou com Catherine de Bragança. O rei Charles alugou as ilhas para a East India Company, que construiu a Mumbai moderna. Em 1995, Bombay foi renomeado como Mumbai, depois de Mumbadevi, a deusa dos pescadores originais. Hoje, 20 milhões de pessoas vivem na cidade. É incrivelmente lotada, um verdadeiro assalto aos sentidos. É também uma mistura de estilos de vida modernos e tradicionais, onde você pode ver shopping centers glamorosos lado a lado com favelas. E, claro, elefantes! Meu objetivo é levar os leitores para uma viagem a este lugar incrível, para lhe dar uma ideia de como é, como soa, como cheira e até o gosto da Índia.


TAIARA: Os costumes indianos são muito diferentes dos ocidentais. O que você leva para a sua vida depois de uma longa experiência na Índia e o que você acredita que todo o mundo poderia se inspirar também?

VASEEM KHAN: A melhor coisa que eu tirei da Índia foi o amor de elefantes! Eu cresci em Londres, onde você nunca poderia ver um elefante na estrada. Na Índia você vê-los o tempo todo. O que isso me ensinou foi como o mundo está cheio de lugares que são completamente diferentes do que você pode estar acostumado. E se você não pode viajar para esses lugares, então a melhor maneira de ir lá é ler um livro sobre esses lugares. Gostaria de inspirar as pessoas a visitar a Índia lendo meus livros!

TAIARA: Li apenas o seu primeiro livro da série e vi que ele daria um ótimo filme. Você já pensou nessa possibilidade? Poderia contar quais são os seus novos projetos, para que a gente continue acompanhando o seu incrível trabalho?

VASEEM KHAN: Os direitos cinematográficos para o primeiro livro, 'A Inesperada Herança do Inspector Chopra', foram comprados por uma empresa de cinema chamada Cinestaan. Estou muito entusiasmado com isso, embora não haja garantias de que será feito. Muitos leitores disseram que o livro é tão colorido que eles adorariam ver um filme dele. Pessoalmente, eu gostaria de ajudar a escolher o elefante bebê que desempenha o papel de Ganesha, o personagem elefante da minha série! Meu segundo livro é chamado 'The Perplexing Theft of the Jewel in the Crown', que trata do roubo do diamante mais famoso do mundo, o Kohinoor, que foi retirado da Índia pelos britânicos há muito tempo. Em meu livro, o diamante é retornado para a Índia e depois roubado em um assalto. O inspetor Chopra deve encontrar o diamante rapidamente antes que os governos britânico e indiano tenham uma grande luta. Meu último livro é 'The Strange Disappearance of a Bollywood Star', que trata do sequestro de uma famosa estrela de cinema indiana. O inspetor Chopra deve encontrar a estrela. Este livro tem um cenário divertido na mundialmente famosa indústria cinematográfica de Bollywood.

TAIARA: Seus livros passam ensinamentos e diversas mensagens de forma sútil e inteligente através das histórias. Mas qual mensagem você gostaria de passar para os leitores ao redor do mundo?

VASEEM KHAN: Para simplesmente viver a vida. Para desfrutar cada dia. Para ser generoso e caloroso para todos que você conhece. Dessa forma, você sempre terá amigos! ... E se você ler meus livros, estou certo de que nos tornaremos amigos também!


Vaseem Khan foi muito atencioso comigo e não tenho dúvidas de que é assim para com todos. Uma pessoa que tem muita coisa boa para nos transmitir e faz isso muito bem através dos seus livros. Foi uma honra poder entrevistá-lo e como vocês podem ver, cada lugar nesse imenso mundo tem sempre um ensinamento que podemos trazer para as nossas vidas.

Fico feliz em saber que há a possibilidade de ver 'A inesperada Herança do Inspetor Chopra' sair das páginas do livro e ganhar as telas do cinema. Recomendo a leitura!


Para conhecer mais e acompanhar o trabalho do Vassem Khan, basta acessar vaseemkhan.com

Espero que tenham gostado e possam se inspirar nesta história.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée


63 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page