top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

LOOK SOB MEDIDA: VOCÊ SABE O QUE É?


Há décadas, o estilo 'sob medida' garante originalidade e exclusividade ao visual.


Na semana passada foi celebrada a 'Semana da Alta-Costura de Paris' e se você ainda não sabe o que significa alta-costura, vale a pena conferir o post que publiquei aqui no Bloguesia para ficar por dentro do assunto.

Inspirada nos detalhes do processo produtivo da alta-costura parisiense, decidi começar essa semana com um look 'sob medida' que foi criado por mim. Claro que não se trata de Alta-Costura, mas como diz a Consuelo Blocker, filha da Costanza Pascolato, "um dos luxos em via de extinção é o 'sob medida'”, por isso queria falar um pouco dessa área da moda que sou apaixonada.

Conheci esse mundo do 'sob medida' com a minha mãe, quando ainda era criança. Ela sempre montava o seu closet com essas peças e eu amava acompanhá-la até os ateliês de costura.

Na moda, uma peça 'sob medida' significa que, como o próprio nome diz, foi feita 'sob medida', ou seja, a peça foi pensada, desenhada, cortada e costurada para vestir perfeitamente no corpo de quem a peça se destina.


Video Bloguesia | Styling & Beauty @taiaradesiree | Music @kbel_music

Cada detalhe é pensado: o modelo da peça, a escolha dos tecidos que caem bem com o modelo escolhido, se vai possuir bordado, aplicações... enfim, o processo produtivo de uma peça 'sob medida' é 'semelhante' ao da Alta-Costura e isso me fascina, primeiro por permitir o uso da criatividade e, principalmente, pela exclusividade da peça que, ao final, é marcada pela personalidade de quem cria.

Hoje trago mais um modelo criado, desenhado e com materiais escolhidos por mim que fiz para uma festa de Réveillon. A ideia era criar um vestido branco com mix de texturas nos tecidos, então apostei na seda para a parte do busto e na renda guipir para a parte da saia. Investi no decote nas costas que valoriza a silhueta feminina e, para finalizar a peça, apostei na aplicação de pérolas na cintura e nas 'falsas alças' nas costas que deram um charme a mais.







Apesar de nos dias de hoje o estilo 'sob medida' não ser tão comum como antigamente, ainda há muitos ateliês de costura espalhados pelo Brasil e mundo afora. Procure uma boa costureira, aposte na sua criatividade e se divirta com as produções.

O 'sob medida' garante originalidade e exclusividade ao visual. Enjoy it!

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

90 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page