top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

'SLOW FASHION' X 'FAST FASHION'


Entenda, através de conceitos práticos, o que significa o 'Slow Fashion' e o 'Fast Fashion'.


Nunca os termos Slow Fashion e Fast Fashion estiveram tão em comento como nos últimos tempos. A verdade é que os tempos mudaram numa velocidade absurda e muita coisa vem acontecendo na mesma rapidez, inclusive quando falamos em moda.

A moda dos dias de hoje não é mais a mesma das décadas passadas. Com o surgimento da internet que globalizou a informação após os Anos 90 e, principalmente, com o aparecimento das redes sociais, poucos anos depois, tudo vem mudando praticamente a cada dia e isso proporcionou grande impacto na moda atual.

Nesse contexto de velocidade, surgiu o chamado Fast Fashion que, em português, significa Moda Rápida, possuindo um padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados – literalmente – rápido e em larga escala. Para isso, exige-se uma produção de baixo custo para que o produto seja vendido barato e rápido enquanto novos produtos já estão sendo produzidos. Aqui a regra é produzir mais e barato para vender barato e mais, fazendo da moda um produto praticamente 'descartável'.

Esse modelo de negócio tem gerado polêmicas, pois estimula o aumento do consumo e o trabalho escravo em países como Camboja, Bangladesh entre outros do sudeste asiático.


Fotos Pixabay

Por outro lado, o modelo antigo mas que ainda existe na moda atual, é o chamado Slow Fashion. Aqui o processo produtivo é todo estudado, elaborado, pesquisado e desenvolvido de maneira mais lenta, com atenção aos detalhes e de forma humanizada, as peças representam uma moda mais consciente e durável que não visa apenas a venda e o lucro a todo custo, a qualidade está em primeiro plano.

Há vários ateliês e grifes pelo mundo que trabalham no modelo Slow Fashion com produção local e em baixa escala, gerando menos resíduo e evoluindo uma mesma peça de roupa várias vezes. Com isso, temos maior garantia de qualidade e exclusividade num mesmo produto.

Então, o que você prefere?

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

132 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page