top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

MOVIMENTE-SE: BATE PAPO COM O ESCRITOR FRED ALECRIM

Atualizado: 10 de abr. de 2020


Movimentar-se constantemente, ter metas, missões, causas e propósitos nobres são as ferramentas fundamentais para ser 'UAUgoMais' em qualquer negócio.


Já falei sobre o escritor, Fred Alecrim, aqui no Bloguesia Book Club, pois tive o prazer de receber os seus livros de presente e desfrutar de valiosas leituras não só para quem ama o mundo do empreendedorismo, mas para quem também adora afastar as mesmices e melhorar os resultados na vida profissional e pessoal.

Fred Alecrim é fundador do blog UAUgoMais, escritor, administrador, empreendedor, consultor e palestrante brasileiro que ama pesquisar, estudar e escrever sobre varejo, atendimento, liderança e tendências em negócios nos mundos offline, online e mobile. Em todas as suas viagens ele sempre observa e compartilha informações e boas atitudes que servem de inspiração.

Estamos vivendo em um mundo hiper conectado em que as informações e atitudes mudam constantemente, por isso, independente do seu negócio, acompanhar essa realidade é se manter em constante movimento e estar preparado para qualquer oportunidade.

O livro MovimentAÇÃO que li e já comentei aqui, é super moderno, gostoso de ler e, sem dúvidas, me inspirou a adotar novos passos e organizar ainda mais o meu trabalho e, consequentemente, a minha vida. Tudo é uma sintonia e o lado profissional e pessoal precisam andar em perfeito equilíbrio.


Segundo Fred Alecrim, “Quem quer que algo de bom aconteça, precisa se movimentar para que essas coisas boas e desejadas aconteçam. Isso é agir, isso é MovimentAÇÃO, ou seja, são os movimentos e ações feitas no dia a dia que ajudam empresas e profissionais a conquistarem o que desejam e merecem.”

Pensando nisso e visando compartilhar dicas sobre o mundo dos blogs, redes sociais e da 'vida offline', convidei Fred Alecrim, para um bate papo super bacana em uma entrevista exclusiva ao Bloguesia.


BATE PAPO

TAIARA: Olá Fred, é um prazer recebê-lo por aqui, seja bem-vindo ao Bloguesia! Então, conta um pouco como surgiu essa sua paixão pelo mundo dos negócios, empreendedorismo e tendências de mercado.

FRED: Oi Taiara, uma honra, obrigado elo convite :) Essa paixão começou ainda na universidade. Fiz ADM e adorava ler sobre empreendedores de sucesso. Depois fui estagiar no SEBRAE que é a casa do pequeno empreendedor brasileiro. Lá, além de aprender muito sobre o tema com os grande profissionais com os quais pude conviver, tive meus primeiros contatos com a prática do mundo dos negócios. Como era bom conhecer, conversar e aprender tanto com os consultores do SEBRAE como com os Empreendedores que visitávamos e ajudávamos com os projetos do SEBRAE. Nesse período abri o meu primeiro negócio. Depois fui facilitador do empretec e a partir daí a paixão só cresceu. A curiosidade pelas tendências de negócio começou quando entrei para o grupo de consultores da Ponto de Referência, que foi uma grande escola de varejo e tendências para mim. Aprendi muito com o fundador da empresa que se tornou meu amigo e mentor, Edmour Saiani. Passei 10 anos por lá e há 2 anos estou em carreira solo. E por fim, a minha maior inspiração que está dentro de casa, a minha esposa, Fabiana, que é empreendedora e inovadora desde o seus 15 anos quando assumiu a clínica de estética da sua mãe, após o seu falecimento.

TAIARA: Os seus livros, blog e redes sociais são 100% destinados a compartilhar dicas e tendências sobre o mundo dos negócios. Nos dias de hoje, com o avanço das redes sociais, vivemos em um mundo em que, para muitos, isso se tornou um verdadeiro negócio. Quais dicas você considera válidas para quem vive dentro desse contexto?

FRED: É ser você mesmo e isso passa por falar do seu jeito e do que você realmente gosta. Gosto muito da pegada natural e orgânica, sem neuroses de ganhar seguidores, curtidas etc. Se o seu conteúdo for bom e bem trabalhado as pessoas te acharão. E quando te acharem se você for consistente no que entrega e, principalmente, íntegro, ou seja, transmitir verdade no que faz e fala, as pessoas ficarão te acompanhando e ainda farão questão de compartilhar o que você faz para outras pessoas. Na pressa de se tornar alguém bem sucedido muita gente acaba fazendo o que acha que vai fazer sucesso e não o que realmente acredita e gosta, o que é uma pena.

TAIARA: O Bloguesia surgiu em 2010, período em que os blogs não eram considerados negócios. Hoje, ter um blog não só virou moda, mas também um trabalho. No entanto, infelizmente, como você diz, há muita "gente achando que a vida se resume a códigos e algoritmos", a números e não a conteúdo. Quais dicas você deixa para quem deseja empreender nesse ramo?

FRED: Eu falo um pouco sobre isso na pergunta anterior, mas há mais uma coisa na qual acredito muito. O mundo digital é uma extensão do nosso mundo físico, logo é muito importante cuidar dos dois. O equilíbrio é um caminho que gosto de seguir. Se você é uma pessoa interessante, se relaciona bem com as pessoas, é generosa e gosta de compartilhar, a tendência é que você seja assim no mundo digital também, certo? Pelo menos dever ser. É muito bom quando encontramos pessoas que só conhecemos pelas redes sociais e percebemos que elas são a mesma pessoa, sem máscaras, sem maquiagem. E essas pessoas tendem a fazer o que gosto, o que as representa. As métricas, os indicadores todos os demais números são consequências disso. Para ser útil e relevante você não pode abrir mão de sua vida, seus amigos, ter experiência reais. São essas experiência que te darão histórias interessantes para contar, te farão aprender e te tornarão uma pessoa interessante daquelas do tipo que vale a pena ler, ouvir, ver e compartilhar! Ah, e cuidado com a pressa, pois pressa demais leva as pessoas a quererem seguir atalhos e acabar copiando fórmulas e modelos, o que não garante uma identidade própria e aumenta os riscos de se tornar uma mera cópia de alguém.


TAIARA: Você nos ensina que ter movimentAÇÃO, metas, missões, causas e propósitos nobres que se proponham a melhorar o mundo, são as ferramentas fundamentais para ser 'UAUgoMais' em qualquer negócio. Aliado a tudo isso, usar a sua ferramenta DVD também pode fazer total diferença. Explica aos nossos leitores, de forma prática, o que eles podem fazer para se tornar um diferencial num mundo tão competitivo como o de hoje.

FRED: Acho que a primeira coisa é traçar a sua trilha e não seguir um caminho já pavimentado por alguém. Os outros podem e devem servir como inspiração, mas como copia, não. O que acredito é que não existe uma fórmula mágica do sucesso e sim muito trabalho na direção certa, no tempo certo e com muita disciplina. Mas, sempre com muito equilíbrio que te permita estar com os amigos, cuidar da saúde e fazer coisas que gosta. É preciso pensar mais em fazer a diferença do que fazer diferente. O diferente pelo diferente não leva ninguém a nada. Já fazer a diferença na vida das pessoas é o que nos torna realmente relevantes. O DVD é uma ferramenta para organizar um mini plano de ação. Direção: Onde, como e com quem você vai gastar seu tempo, dinheiro e energia? Velocidade: Quais os prazos e compromissos você tem que cumprir. O que precisa ser feito, até quando? Disciplina: Que comportamento você precisa continuar tendo porque te ajudam, que comportamento você precisa deixar de ter porque te atrapalham e que comportamentos você precisar passar a ter. E como você vai continuar consistentemente fazendo o que precisa ser feito? Outra coisa é sempre ter a cabeça e o coração nas pessoas. Como ser relevante para elas? Como ajudar a vida delas a ser melhor? Afinal, só ganhamos dinheiro, se esse for seu objetivo, se resolvermos problemas para as pessoas. Que problema você resolve?

TAIARA: Assim como eu, vejo que você preza bastante pela felicidade no ambiente de trabalho e na gentileza e respeito no tratamento para com todos os envolvidos no nosso dia a dia. Além disso, a espiritualidade é fator importante em todo e qualquer negócio, e o seu livro fala bem disso. Qual mensagem você gostaria de deixar?

FRED: Fazer o bem é bem melhor do que falar sobre o bem né? Fazer o bem nos faz bem, eu sinto isso. A espiritualidade nos faz mais generosos, aumenta nossa capacidade de empatia e nos torna mais resilientes e isso é fundamental hoje em dia. Com as relações tão superficiais, quando encontramos pessoas que mais do que nos vender, querem nos ajudar, isso nos conecta, como Clientes, em um outro patamar com aquela marca ou vendedor. Esse deveria ser o objetivo de qualquer negócio que quer crescer de forma sustentável. Evoluir de uma relação transacional com seu cliente onde ele paga e você entrega o produto/serviço. Essa é a relação mais comum. Sem vínculos mais fortes, não há fidelidade, lealdade, muito menos elogios e recomendação do Cliente para outras pessoas. O caminho é sair dessa relação transacional (que se baseia apenas na transação) para a relação emocional (que se baseia no relacionamento e vontade de se ajudar). Essa sim é uma relação forte e que faz com que os Clientes elogiem, recomendem e até paguem mais pelo que você vende do que paga para a sua concorrência. O negócio precisa ser Gente que gosta de gente ajudando essa Gente que depois vai voltar a comprar e ainda recomendar à gente! Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, felicidade no trabalho e espiritualidade ajudam e muito nessa evolução. Eu tenho que estar bem e me sentir bem para poder ajudar os outros.


Que maravilha, adorei o bate papo e o posicionamento do Fred, ele sempre tem algo bom a nos ensinar. Espero que você também tenha gostado e que possa se inspirar nessas dicas.

Então é isso, trace as suas metas, aproveite as dicas do Fred e caminhe rumo ao sucesso, pois sempre haverá espaço para mais um nesse imenso mundo de ideias e possibilidades.

E não deixe de ler os livros do Fred Alecrim e de acompanhá-lo através do seu Blog e das suas redes sociais - Instagram, YouTube.

Um super beijo e até amanhã!

Taiara Desirée


65 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page