top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

ENTREVISTA COM O DESIGNER E ARTISTA GLOBAL: JOHNY DAR


Criador do ‘Jeans For Refugees’, o artista e designer americano, Johny Dar, concedeu entrevista exclusiva ao Bloguesia.


Johny Dar | Foto Divulgação

Johny Dar é um artista e designer americano aclamado internacionalmente e pioneiro de uma forma original de expressão artística através da pintura, ilustração, moda, design, arte corporal, multimídia e música, criando um novo conceito de expressão e experiência e colaborando para uma causa.

Ele estudou Moda em Los Angeles e lançou sua primeira marca de moda em 1999 produzindo coleções intemporais desde então. Durante anos, viajou pelo mundo, estudando diferentes culturas e tradições, procurando se afastar do conhecido e nutrir seu talento e expressão criativa de novas maneiras e, durante sua jornada, Johny desenvolveu seu estilo artístico único. Após esse tempo de viagens e experiências pelo mundo, voltando à indústria da moda, ele fundou a marca Johny Dar como uma verdadeira marca de estilo de vida.

Em 2016, o Johny lançou o projeto ‘Jeans For Refugees' – uma colaboração artística global dedicada a ajudar os refugiados em todo o mundo. Cem celebridades como Elton John, Woody Allen, Sharon Stone, Kate Moss entre outros, participaram doando um par de seus jeans para ser pintado por ele e leiloado on-line. Todos os cem pares pintados à mão com tinta 3D foram expostos na Galeria Saatchi em Londres e, terminando o evento de leilão, os recursos levantados foram doados para o Comitê de Resgate Internacional.

O ‘Jeans para os Refugiados’ foi uma iniciativa que logo cativou a Europa e foi lançado, oficialmente, nos Estados Unidos, através de um desfile inovador na ‘New York Fashion Week’ do ano passado.

Fiquei impressionada com o projeto, não somente pela questão da moda e das peças maravilhosas, mas pela causa humanitária que ele envolve, até fiz post AQUI.


Exposição 'Jeans for Refugees' by Johny Dar | Foto Divulgação

Desde então, passei a acompanhar o trabalho do Johny Dar, que é um artista mega talentoso e, embora reconhecido internacionalmente com o seu trabalho apresentado em grandes publicações como Vogue, Marie Claire, Elle, Le Monde, New York Times e muitos outros, o sucesso não lhe subiu à cabeça, sendo muito simpático, educado e atencioso.

Ele aceitou o meu convite e, hoje, é o meu convidado especial em uma entrevista exclusiva para o Bloguesia sobre moda, arte e cultura, assuntos pelos quais sou apaixonada e fazem parte da minha vida.


Body Art by Johny Dar | Photography by RANKIN

BATE PAPO

TAIARA: Olá Johny, é um prazer recebê-lo por aqui, seja bem-vindo ao Bloguesia! Então, conta um pouco para o público brasileiro como você descobriu a sua paixão e talento para o mundo da arte, moda, música, design e tudo o que envolve a criatividade.

Eu tenho feito arte desde que eu era criança, então me mudei para Los Angeles para estudar cinema, mas sofri um acidente de ciclo motor e não consegui levar minha bolsa de estudos de futebol para a escola de cinema, por isso acabei na escola de moda e lancei minha primeiro marca antes de me formar. Então eu me afastei do mundo da moda para viajar pelo mundo e desenvolver meu estilo artístico. A música também foi sempre uma parte importante da minha vida, e eu desenvolvi minha própria linguagem original dentro disso, como fiz com a minha arte. A marca Johny Dar é realmente uma plataforma para compartilhar todas as formas de expressão que descobri, com o objetivo de oferecer às pessoas uma nova perspectiva sobre a vida através de diferentes meios.


The Queen of Pearls by Johny Dar | Foto Divulgação

TAIARA: Durante anos, você viajou pelo mundo, estudando diferentes culturas e tradições, procurando se afastar do conhecido e nutrir seu talento e expressão criativa de novas maneiras. Depois de todas as suas experiências, qual você mais se identifica e foi mais marcante para você?

Viajar foi uma parte importante da minha jornada. Como muitos de nós, eu estava procurando uma resposta. Eu não sabia qual era a pergunta, mas sentia instintivamente que havia uma resposta que me libertaria - que encontrar essa resposta de alguma forma libertaria minha inteligência natural, me permitiria superar minhas limitações pessoais e me capacitaria para alcançar resultados que estavam além da norma. Você poderia dizer que eu estava procurando uma chave - que poderia me libertar dos bloqueios internos que conheci entre mim e perceber meus sonhos.

Durante a minha jornada eu estava constantemente fazendo arte, trabalhando para desenvolver minha técnica, mas também para entendê-la. Foi tão natural para mim como respirar, mas, no fundo, senti que tinha segredos para me ensinar. E durante a minha longa jornada, percebi que a resposta que estava procurando estava bem na minha frente - a resposta que eu estava viajando pelo mundo para encontrar já estava presente na arte que fazia há anos. Eu percebi que minha técnica artística exercia ambos os hemisférios do cérebro, levando os dois em consideração e integrando ambas as perspectivas sem cancelar nenhuma delas. Eu vi que minha arte estava me mostrando uma maneira de equilibrar os hemisférios em harmonia, em vez de dominar o outro. Para mim, foi a visão que eu estava procurando, e uma vez que eu a encontrei, uma nova missão começou a me chamar - compartilhar isso com todos que também possam estar buscando uma resposta como eu procurava...


Jeans For Refugees | Foto Divulgação

TAIARA: O Jeans para Refugiados foi uma bela iniciativa que angariou fundos para uma causa nobre. Você ainda continua pintando outros jeans dando continuidade a esse projeto ou já tem novas ideias em mente com os mesmos propósitos?

Eu quero que o 'Jeans for Refugees' se torne um movimento sustentável, portanto estou trabalhando no desenvolvimento de iniciativas que são uma continuação do projeto inicial. A crise dos refugiados ainda é a maior crise humanitária do mundo, e não podemos fazer o suficiente para resolver esta situação, seja importante na mídia ou não. Eu acredito que a humanidade precisa aprender a cuidar uns dos outros e lembrar que estamos todos unidos e compartilhando a mesma terra, então espero que o 'Jeans for Refugees' e tudo o que vem disso seja um lembrete e inspiração para as pessoas participarem desse movimento e agirem de forma individual e coletiva, o que criará um futuro melhor.

TAIARA: Um verdadeiro artista expressa as suas emoções e personalidade através do seu trabalho. Diante de tantas formas de expressão da sua arte como a pintura, ilustração, moda, design, arte corporal, multimídia e música, há alguma que mais mexe com as suas emoções? Qual delas?

No momento, estou entusiasmado com a música. Meu álbum 'Dardelica' será lançado no final deste ano, trata-se de uma música que é projetada para movê-lo de maneiras que você nunca se moveu antes, estimulando partes de seus ouvidos que você não sabia que existiam, por isso estou ansioso para os shows ao vivo e entregar essa experiência. Dan Vinci está produzindo, e temos uma grande alquimia no estúdio, então é uma perspectiva emocionante compartilhar esse processo com o mundo através da música.

TAIARA: Tendo a sua arte apreciada em diversas partes do mundo, como você define o seu trabalho e projetos de vida? Qual mensagem inspiradora você gostaria de deixar para o público?

Gostaria de inspirar as pessoas a se libertarem de suas próprias limitações e descobrir uma nova perspectiva sobre a vida. Estou trabalhando em roupas que são projetadas para capacitar o super-auto dentro de cada usuário - porque acredito que todos podemos ser e perceber muito mais do que tendemos a acreditar - é apenas uma questão de mudar nossas perspectivas e espero que meu trabalho inspire pessoas fazer isso.


Novo projeto do Johny Dar, Álbum 'Dardelica'.

Então é isso... Adorei a entrevista, foi super inspiradora para mim e espero que para todos vocês também. Não posso deixar de agradecer, mais uma vez, ao Johny Dar por aceitar o convite e de desejá-lo tudo de bom em sua vida e muita inspiração para os seus próximos trabalhos que são admiráveis.

Para acompanhar os trabalhos do Johny Dar, basta acessar www.johnydar.com e segui-lo nas redes sociais - Instagram - SoundCloud - Facebook.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

52 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page