top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

QUAL O BIQUÍNI IDEAL PARA O SEU CORPO?


Não existe um tipo físico ideal ou mais harmônico, há beleza em todos os biótipos. Mas saber alguns truques de estilo pode lhe ajudar a valorizar ainda mais o seu corpo.


O que se busca através das dicas de estilo ou truques de styling é a otimização da imagem pessoal de acordo com o que a pessoa deseja expressar através da sua imagem, ou seja, de acordo com o desejo de cada um.

Por exemplo, se a pessoa é baixa e quer parecer mais alta, existem os truques que dão esse resultado desejado, o que não implica dizer que a baixa estatura não seja ideal.

Então, antes de falar sobre os biquínis ideais para cada tipo de corpo, primeiro é preciso entender sobre as formas corporais da mulher brasileira.

Como já expliquei em outro post, há um estudo realizado pelo SENAI CETIQT (2014), chamado Projeto SizeBR, que é o principal estudo antropométrico brasileiro, desenvolvido com tecnologia 3D de escaneamento corporal e foi aplicado nos principais centros de consumo distribuídos pelas cinco regiões do país.

Os critérios matemáticos usados nesse estudo definiram as 7 formas corporais mais comuns entre as mulheres brasileiras que são:

  1. ampulheta;

  2. ampulheta inferior;

  3. ampulheta superior;

  4. colher;

  5. triângulo;

  6. triângulo invertido e

  7. retângulo.

Popularmente, costuma-se também usar os nomes pêra, oval, entre outros, para descrever alguns biótipos, mas as nomenclaturas científicas são estas mencionadas acima.


De uma maneira simples, para encontrar a sua forma corporal você pode usar uma fita métrica para tirar as suas medidas - tórax, cintura e quadril - para verificar a proporção entre elas, ou você também pode usar uma vareta posicionando na vertical na lateral do seu corpo encostando no quadril e tórax, até ver a posição que ela fica, embora o método da fita métrica seja mais eficaz.

Além da forma, os volumes também devem ser levados em consideração. Por exemplo, uma mulher ampulheta que é fininha pode ter um desejo diferente de uma mulher ampulheta mais larga.

Então nos truques de styling a gente sempre busca um ponto focal. Onde se deseja destacar e onde se deseja disfarçar. Com base nisso, podemos definir os tipos de biquínis ideais para cada tipo de corpo.

Somente depois dessa análise podemos dizer qual o modelo certo. Pois, o mais importante, é atender o desejo pessoal, claro que sempre levando em consideração o bom senso.

Então se você quer dar destaque ou aumentar uma parte do corpo, você pode apostar em modelos com estampas mais largas, ou com mais volumes como laços, drapeados e por aí vai...

As cores também ajudam no efeito de disfarces e destaques, assim como os cortes das peças. Algumas podem desenhar mais a cintura enquanto outras podem desfavorecer essa região.

Hoje, há uma infinidade de modelos a nossa escolha, não só de biquínis como bodys que, dependendo do modelo são super atemporais.

Mulheres com muito busto devem preferir modelos mais robustos na parte de cima, para dar mais sustentação. Alças mais largas ou cropped’s podem ser boas opções. Já mulheres com pouco busto podem optar por modelos com bojo, com franjas, babados, enfim, tudo é um jogo de efeitos e contrastes.

Por ser um tema de bastante interesse, fui convidada pelo Programa Mulher Demais da Rede Record (TV Correio PB) para explicar sobre o tipo de biquíni que melhor combina com cada forma física, dar dicas de como escolher os modelos ideais, de como guardar e conservar as peças e muito mais. Dá o play e confere!


Vídeo: Programa Mulher Demais TV Correio [Rede Record]

Os modelos apresentados são da Perfil Moda Praia. Você pode conferir essas e outras lindas peças da nova coleção, acessando o site www.perfilmodapraia.com.br ou o Instagram da loja.

Enfim, não há regra pré-definida no mundo do estilo. Mas uma dica fundamental é prezar pela naturalidade, harmonia, tamanho adequado e conforto da peça, aliando aos truques de estilo para valorizar ainda mais a sua imagem.

Use a criatividade, conheça o seu corpo e liberte os seus desejos através da sua própria imagem. Permita-se!

Um super beijo e até o próximo post.

Taiara Desirée

138 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page