top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

OS BENEFÍCIOS DOS BATONS VEGANOS: BATE PAPO COM JULIA BARROSO

Atualizado: 10 de abr. de 2020


Em entrevista exclusiva para o Bloguesia, Julia Barroso, cofundadora da Face It Vegan Beauty, conta tudo sobre os benefícios dos batons veganos e muito mais.


Foto Eduardo Band

A Face It Vegan Beauty está revolucionando a indústria de batons no Brasil. As suas linhas exclusivas de batons veganos e sem tóxicos são certificadas pela PETA e desenvolvidas na Itália, pelo Labphyto, o mais experiente laboratório europeu em maquiagem natural, desde 1998.

As matérias-primas utilizadas são garimpadas de diversas partes do mundo e especialmente selecionadas para a Face It, a partir de extratos vegetais com propriedades nutritivas, hidratantes e calmantes, que só contribuem para o bem da nossa saúde.

A Face It é uma das marcas parceiras recomendadas aqui no Bloguesia, e para falar dessa incrível linha de batons, convidei Julia Barroso, cofundadora da marca e que tem muito para compartilhar conosco. Vamos conferir?!


Foto Divulgação

TAIARA: Olá Julia, é um prazer tê-la aqui no Bloguesia. Então... Conta para a gente como e quando surgiu a ideia de criar a Face It e qual a missão da empresa.

JULIA: Trabalhei 4 anos com meio ambiente, venho do mercado de jornalismo e a minha mãe vem do mercado de moda, então nos juntamos no momento em que entendemos que era a hora. Como sempre amamos cosméticos, começamos a buscar soluções para as nossas próprias vidas através de cosméticos sem nenhum tipo de ingrediente animal e sem tóxicos. Procuramos por cosméticos em geral como sabonete, pasta de dente, shampoo, maquiagem, e nestas buscas resolvemos que a Face It não poderia ser de outra forma senão vegana e sem nenhum tipo de tóxico, porque é o que a gente acredita e tem como missão. Então veio a ideia de fazer batom... Procuramos os fornecedores, indicações, descobrimos o que a gente mais queria, que são os batons italianos e aí criamos a empresa. Foi difícil porque a gente não tinha verba nem nada, a gente foi mesmo na raça, na coragem, mas enfim deu tudo certo! A nossa missão é conscientizar a sociedade sobre os benefícios dos batons sem ingredientes animais e tóxicos oferecendo soluções de alta qualidade e gerando, assim, um consumo mais saudável e sustentável.

TAIARA: Os batons veganos da Face It são desenvolvidos na Itália, pelo mais experiente laboratório europeu em maquiagem natural. Quais os benefícios que as clientes podem ter ao usar os batons da Face it?

JULIA: Os batons em bala são desenvolvidos na Itália, pela Labphyto. Quanto aos benefícios, são diversos, primeiro, pelo fato deles não terem ingredientes animais e por não fazer testes em animais [cruelty-free], só isso já dá uma sensação de orgulho nas nossas clientes, então, tem o benefício emocional, e claro que também tem os benefícios físicos, pois como eles não têm parabeno, metais pesados, silicone, derivados do petrolato e nenhum tipo de ingrediente derivado do petróleo, são batons que não fazem mal à saúde. Então paramos de ingerir aquela coisa tóxica, que nem sabíamos que era porque não tínhamos informações, e passamos a ter um batom extremamente hidratado, já que usamos extratos minerais e vegetais. Por exemplo, a nossa manteiga de cacau, o óleo de mamona, óleo de jojoba, manteiga de Karité, o óleo/cera de oliva, entre outros, são orgânicos, então as clientes passam a consumir ingredientes que fazem não nada de mal e que trazem vários benefícios, dão extrema hidratação e nutrição. Mas o principal benefício é realmente elas terem batons com cores fortes, de alta fixação, sem tóxicos e sem ingredientes animais!


Julia Barroso e sua mãe, Elza Barroso / Foto Cabéra

TAIARA: Vocês planejam ampliar a cartela de produtos da Face It para além dos batons?

JULIA: Não, a gente não pretende ampliar, não nesse momento. Nosso foco é batom que é a maior entrada de metais pesados para o corpo humano, então, o foco mesmo é boca e lábios. A gente terá outras linhas, outras novidades, mas sempre com relação a boca.

TAIARA: Os batons da Face It também são certificados pela PETA, a maior organização de direitos dos animais do mundo. Explica para as(os) leitoras(es) o que isso significa.

JULIA: É uma parceria que a gente sente uma grande felicidade e muito orgulho, porque além deles certificarem os nossos batons como vegan e cruelty-free, que significa que os nossos produtos e documentos passam pelo critério deles de certificação e, com isso, o nosso cliente tem o selo de credibilidade de que realmente está adquirindo um produto vegano e sem crueldade; a gente também fez uma linha de batons para a PETA, então 10% da renda dessa linha a gente doa e isso traz muita felicidade, porque a gente não quer só vender, a gente também quer doar e cumprir toda a nossa lista de valores da empresa, um deles é - Animais, pessoas e planeta precisam de respeito. - então quanto mais a gente puder ajudar nesse mercado, é o que a gente vai fazer!


TAIARA: A Face It também possui o selo EuReciclo. Fala sobre a importância desse selo e a preocupação que a empresa tem com as questões de impacto ambiental.

JULIA: O EuReciclo também é um selo maravilhoso, porque como a gente ainda não consegue gerar embalagens totalmente sustentáveis e batom precisa ter embalagem, então a gente paga cooperativas por meio da EuReciclo para que elas reciclem o equivalente ao que a gente gera de embalagens no mercado. Eles fazem uma conta, em toneladas, do quanto a gente gasta de embalagens e com essa conta equivalente, a gente paga para eles e eles encontram uma cooperativa, passam pra gente todo o relatório, esse valor é passado para a cooperativa que recicla todo o equivalente àquilo que a gente gerou de ônus, e isso a gente chama de 'logística reversa'. É uma compensação ambiental que a gente faz, é muito legal e muitas empresas que estão preocupadas com a sustentabilidade estão fazendo isso. Em relação ao impacto ambiental a gente tenta fazer o máximo que a gente pode, não imprime folder, manda tudo pela internet, tenta gerar o mínimo de lixo possível tanto nas feiras quanto no dia a dia e, embora a gente ainda não consiga fazer da forma como gostaria, a gente faz o máximo possível. Nas feiras, por exemplo, a gente pensa nos materiais, como reaproveitar tudo, e a nossa ideia é ter, no futuro, embalagens que sejam 100% reaproveitadas. Por enquanto, a gente indica para as nossas clientes usarem nosso batom como blush e sombra, porque isso fará com que elas comprem menos produtos no mercado e gerem menos lixo. Além disso, também temos planos de fazer uma campanha de retorno quando tivermos com as nossas lojas físicas instaladas, onde tantas embalagens retornadas, a cliente ganhará um batom.


Batons em bala da Face It / Foto Divulgação

TAIARA: Através das suas experiências e aprendizados que serviram de base para a criação e evolução da sua marca no mercado da beleza. Qual mensagem você gostaria de deixar para mundo?

JULIA: Aprendi muito desde que comecei a pesquisar e a criar a Face It... Posso dizer que foi a fase da minha vida que mais aprendi e continuo aprendendo em relação a tudo, todo dia aprendo e tento fazer o melhor, mas a mensagem que eu gostaria de passar é que - se cada um fizer um pouco que seja, já ajuda MUITO!!!! É que a gente tem aquela tendência a pensar "Ah eu não vou fazer porque as grandes indústrias já poluem tanto o meio ambiente que não sou eu que vou melhorar o mundo de alguma forma, não é o meu lixo que vai fazer diferença, o quanto eu gasto de água...", mas na verdade é, porque se cada um fizer um pouco a gente terá um mundo inteiro fazendo. Assim a gente também consegue pressionar as grandes indústrias a fazer tudo de uma forma mais sustentável. Então se você puder separar o seu lixo, usar menos produto ou produtos mais sustentáveis, tentar reaproveitar, não pegar sacolinha no supermercado ou qualquer loja, põe dentro da sua bolsa ou leva a sua sacola de mercado reutilizável... A gente precisa pensar nos animais que estão lá no oceano, evitando usar canudo que entope o nariz deles, as baleias comem plástico, enfim, é aquela questão do menos é mais.


Batons líquidos da Face It / Foto Divulgação

A escolha por uma vida saudável e cruelty-free só depende de você. Espero que tenha gostado da entrevista de hoje e que ela possa ter lhe inspirado para uma grande mudança de vida.

Para saber mais sobre todos os batons da Face It Vegan Beauty, basta acessar www.faceitnatural.com e ficar por dentro de tudo.

Taiara Desirée


217 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page