top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

SLOW MARKET BEAUTY: BATE PAPO COM MELISSA VOLK

Atualizado: 10 de abr. de 2020


O Movimento Slow vem ganhando força no mercado da Moda e Beleza. O Slow Market.Beauty, idealizado pela Melissa Volk, cultiva essa tendência. Saiba mais!


Melissa Volk, idealizadora do Slow Market.Beauty (Foto: Ancar Barcalla).

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) juntamente com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil é o terceiro país com o maior mercado de estética no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. De acordo com outro levantamento que foi feito pela Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, o Brasil teve um aumento de 4,6% no ano de 2016 em comparação com o ano de 2015, e até o ano de 2020 terá um aumento acumulado que chegará a 14,3%, uma média de 2,7% a cada ano.

Isso significa que as pessoas estão cada vez mais interessadas em se cuidar, manter a aparência bem tratada e preocupadas com a sua saúde.

Mas o consumo consciente dos produtos de beleza é tão importante quanto cuidar de si, e o movimento Slow Beauty promove justamente isso - a produção e consumo de artigos de beleza que são ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis, socialmente justos, livres de crueldade e benéficos para a saúde, por utilizar matérias-primas de melhor qualidade, ou seja, naturais, orgânicas, veganas etc.

Na contramão do mercado tradicional, o conceito slow promete ganhar ainda mais espaço no mundo da moda e beleza durante os próximos anos, mas quem vem se conscientizando da importância do consumo ético já está transformando o seu estilo de vida.

E como a informação é o primeiro passo para essa conscientização, hoje, trago uma convidada especial ao Bloguesia, Melissa Volk, idealizadora do Slow Market.Beauty para compartilhar conosco um pouco mais desse fantástico mercado do Slow Beauty.


Slow Market.Beauty (Foto: Divulgação)

TAIARA: Olá Melissa, bem-vinda ao Bloguesia, é um prazer tê-la por aqui. Por favor, conta-nos um pouco mais sobre o seu trabalho e como/quando surgiu a ideia de lançar o Slow Market.Beauty.

MELISSA: Olá Taiara, o prazer é meu :) Sou publicitária e trabalhei em agências praticamente a vida toda. Por uma série de questões pessoais e de ideologia de vida comecei a repensar minhas escolhas. Passei por quase 4 anos com situação de saúde familiar que foram a gota d’água para iniciar uma mudança mais objetiva e consciente. Ali vi que o mais importante na vida é realmente o que fazemos com o nosso tempo aqui nesse planetinha e as relações que cultivamos ao longo da vida. Foi aí que em 2016 apareceu a oportunidade de tocar o mercado da Virada Sustentável. Acompanhei a Virada Sustentável nascer e fiquei muito feliz em poder lançar um projeto que era a minha cara e fazia todo o sentido pra mim. Assim nasceu o Slow Market Brasil, a princípio uma feira, um mercado de marcas conscientes e sustentáveis de todos os segmentos. Foi um sucesso e se tornou o meu negócio... 2017 foi um boom de feiras, mercados e bazares e percebi que deveria inserir conteúdo, informação, atividades. Só mudamos nossos hábitos e escolhas a partir de conhecimento e informação e para isso, setorizar para poder aprofundar cada tema foi a estratégia que me pareceu mais interessante e relevante. Foi aí que nasceu a Virada Zen Market em 2017, em parceria com a Virada Zen, com foco em saúde e bem-estar, meditação, yoga como um dos pilares para uma sociedade mais equilibrada, saudável, amorosa e unida. Ainda em 2017 lancei o Slow Market.Kids, realizado em parceria com a Oficina Cantada, com atividades lúdicas e de conscientização para crianças e seus pais, além de marcas sustentáveis para o universo infantil e agora o Slow Market.Beauty, dedicado ao slow beauty, que é ver a saúde em um sentido bem amplo, e até holístico, que inclui a indústria de cosméticos do bem. Tinha também a vontade de fazer uma semana de moda sustentável, e foi quando descobri o Brasil Eco Fashion Week, que é um evento maravilhoso, do qual me conectei como Melissa mesmo, onde faço parte da equipe de curadoria e sou responsável pelo showroom. Assim, acabo me envolvendo com diversos segmentos fundamentais para termos uma vida mais interessante e da qual eu acredito e desejo pro mundo.


Slow Market.Beauty (Foto: Divulgação).

TAIARA: Qual é o objetivo principal que você pretende alcançar com a ideia do Evento Slow Market.Beauty?

MELISSA: Meu principal objetivo é despertar a consciência para a produção, consumo, investimento e certificação deste setor, incentivando o crescimento e sucesso de marcas conscientes e independentes tanto no Brasil como no exterior. O evento reúne marcas “green” de beleza com conteúdo dirigido a empreendedores, profissionais de beleza, varejistas, investidores, imprensa e consumidores em geral. Nosso país passa por um momento bem delicado, e temos na mão este promissor setor, que gera renda, empregos e conscientização. Quero ajudar essas marcas a se fortalecer, criar um “Made in Brazil Consciente” que seja orgulho para o nosso país e que a gente prospere de uma maneira sustentável e responsável. É a cara do Brasil! Temos matéria-prima, recursos e um “branding” verde em nosso DNA. Pra mim faz todo o sentido! Ao mesmo tempo quero oferecer informação ao consumidor, ajuda-lo a entender esses produtos, onde achar, como escolher, como fazer essa transição. É simples, é acessível. Só faltava ajudar a trazer toda essa informação de forma simples e prazeirosa!

TAIARA: O que os possíveis parceiros e fornecedores precisam ter para estar alinhados ao projeto? E como o público geral pode fazer parte do movimento Slow Market.Beauty?

MELISSA: Todos os parceiros e fornecedores devem ter responsabilidade social, estar preocupados e realizando ações que respeitem os seres humanos, animais, meio-ambiente. Que pensem em economia circular, criativa, colaborativa. Que realmente pensem no coletivo e nas consequências de suas atividades. O público deve pensar da mesma maneira. Lembrar que tudo o que fazemos e escolhemos geram reações, consequências. Para o planeta e para nós mesmos. Então, basicamente, é pensar em suas escolhas e ter consciência delas. A começar pelo próprio pensamento, autoestima... Slow beauty é um tema bem amplo, não está apenas na escolha de um cosmético natural, orgânico ou vegano. Esta é uma ponta. Mas só vamos mudar um hábito e escolher consumir de forma mais consciente se temos uma visão de mundo e sobre nós mesmos mais amorosa, respeitosa e gentil.


Mais de 50 marcas de beleza estarão no Slow Market Beauty deste final de semana (Foto Divulgação).

TAIARA: Sabemos que ainda há muitas dúvidas na hora de comprar cosméticos naturais. Quais dicas você dá para os consumidores na hora de comprá-los? Como identificar se as marcas são confiáveis? E como comprar pela internet sem cair em armadilhas?

MELISSA: A primeira dica que dou é: vá ao Slow Matrket Beauty esse final de semana rsrsrs. Além de quase 50 marcas de cosméticos vindas de diversas partes do Brasil, preparamos uma série de palestras que vão abordar definições básicas sobre os produtos, dicas para uma transição suave e agradável. Conhecendo as marcas e seus donos, tendo experiência sensorial com os produtos, vai ficando cada vez mais fácil de identificar e encontrar as marcas que fazem sentido para, cada um, começar a entender as armadilhas. É realmente uma questão de informação. E quanto mais se envolve e pesquisa, mais “orgânico” e claro vai ficando ao consumidor. Mas para facilitar ainda mais a vida do consumidor e poder fornecer essas informações a quem não pode estar presente no evento, estamos lançando um APP, que vai reunir esses principais conceitos, lista de ingredientes para fugir, contato com as marcas, avaliações... Então, vai ser um guia de bolso interativo! Ao longo desses quase 2 anos fazendo esse projeto, percebi que as perguntas e questões eram muito semelhantes, então resolvi colocar tudo em um mesmo lugar.

TAIARA: Através das suas experiências e aprendizados com o mercado da beleza natural. Qual mensagem você gostaria de deixar para o mundo?

MELISSA: Ame mais. Respeite mais. Seja gentil. Com você mesmo e com o mundo.


O Slow Market Beauty acontecerá na @cazamais em São Paulo/SP (Foto: Divulgação).

Esse é mais um bate papo no Bloguesia que me deixa com o coração cheio de alegria por ter a certeza de que a minha missão de disseminar ideias eco-friendly e cruelty-free vem sendo cumprida.

É gratificante abrir esse espaço para pessoas tão incríveis compartilharem suas experiências e ensinamentos aqui conosco. Parabéns à Melissa Volk pelo lindo trabalho, desejo ainda mais sucesso!

Para outras informações basta acompanhar o site do Slow Market Brasil e o Instagram @slowmarket_br.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée


220 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page