top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

VOCÊ CONHECE O QUE VOCÊ CONSOME?


Ter acesso à informação sobre o processo produtivo e os componentes dos produtos e serviços é um Direito básico do consumidor. Exercite essa liberdade, pois a sua saúde e o Planeta agradecem!


A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem é um direito básico do consumidor previsto no Art. 6º, III, da Lei 8.078/90.

Mas esse Direito só é, de fato, exercido quando você tem o interesse de pesquisar sobre os produtos e os seus componentes, como é o processo produtivo, qual a história, missão e os valores da empresa, entre outros aspectos, caso queira se profundar na pesquisa e, assim, você estará pondo em prática a sua liberdade de ser um consumidor que faz escolhas conscientes, afinal, ninguém exige o que não sabe. Conhecimento é poder!

A Política Nacional das Relações de Consumo, disposta no Art. 4º da referida Lei, tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.

Com o mundo globalizado e com a internet oferecendo todo conforto e acesso às informações, só continua pondo em risco a sua saúde e o nosso Planeta, quem realmente prefere se manter desinformado.


Estou trazendo essa mensagem, pois, infelizmente, diversas empresas de vários segmentos, visando apenas o lucro, fabricam produtos através de processos que degradam o meio ambiente, maltratam desnecessariamente os animais e ainda fazem muito mal a nossa saúde. A indústria tradicional de cosméticos, por exemplo, fabrica diversos produtos com chumbo, parabenos, petrolatos e muitos outros ingredientes tóxicos em sua composição.

Por isso, pesquisar sobre os produtos e sobre a empresa é importante para não ser enganado. É uma atitude inteligente e um Direito do cidadão. Não abra mão dessa prerrogativa, pesquise, estude, compare, leia os rótulos, procure saber mais sobre a empresa e o seu processo produtivo.

A melhor forma de ter bons produtos no mercado é fazendo parte do movimento consciente; quanto mais consumidores exigentes houver, mais empresas éticas passarão a existir, pois quem não respeitar os nossos direitos será naturalmente excluído.

Mas, embora a lei nos dê proteção, é importante lembrar que todos nós somos responsáveis por aquilo que escolhemos, praticamos ou compramos, pois todas as escolhas que fazemos terão um impacto na nossa vida, na de outros seres e no planeta como um todo, por isso, ser consciente é o primeiro passo para prevenir qualquer mal.

Com o objetivo de ajudar quem deseja adotar um estilo de vida sustentável e cruelty-free, consumindo de maneira consciente e de empresas que atuam com responsabilidade social, na página recomendações aqui no Bloguesia compartilho marcas, produtos, serviços e ações que existem com propósitos que vão muito além do consumo. A página não tem fins lucrativos, mas informativo.

Exerça o seu Direito, seja sábio, não se deixe enganar e nunca compre "só por comprar", pois você coloca em risco a sua saúde e o nosso Planeta. Lembre-se, "Revelar o seu estilo de maneira consciente é agir por você e pelo mundo".

Um super beijo e até mais.

Taiara Desirée

55 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page