top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

ECO BEAUTY: BATE PAPO COM FLAVIA PRADO

Atualizado: 10 de abr. de 2020


Flavia Prado fala sobre os perigos dos componentes dos cosméticos tradicionais e os seus impactos em nossa saúde, sobre estilo de vida eco-friendly, cruelty-free e muito mais.


A busca por uma pele mais bonita e saudável é constante, mas o que muitos não sabem é que há um grande perigo por trás da indústria da beleza, diversos produtos que estão disponíveis no mercado ainda são produzidos com ingredientes que são prejudiciais à cútis e à saúde em geral

Falar sobre Clean Beauty é um assunto cada vez mais relevante, pois, embora o tema não seja novidade e sim um antigo alerta, infelizmente, muitas pessoas ainda não despertaram para a importância de ler os rótulos, checar os componentes e saber mais sobre as empresas antes de comprar os seus produtos de uso pessoal.

A pele é o nosso maior órgão e tudo o que nela passamos é absorvido pelo organismo indo direto para a corrente sanguínea; por isso, o uso de cosméticos de má qualidade podem causar diversos problemas à saúde.

Para falar sobre Eco Beauty, convidei a Flavia Prado, que é idealizadora do e-commerce Flavia Prado Eco Beauty, onde todos os produtos são cuidadosamente escolhidos sendo livres de qualquer química nociva a nossa saúde, ao meio ambiente e livres de testes em animais. Vamos conferir o bate papo?


BATE PAPO

TAIARA: Olá Flavia, obrigada por aceitar o convite e por sua presença aqui o Bloguesia, seja bem-vinda. 😊 Para começarmos o nosso bate-papo, conta-nos um pouco sobre você e o seu estilo de vida.

FLAVIA: Oi Taiara, estou muito feliz em participar daqui! Eu tenho 28 anos e desde os 13 não como carne e alguns derivados. Sempre foi algo meu. Fui crescendo e me apaixonando por cosméticos, mas muito mais cremes e linhas de skincare do que maquiagem. Sempre acreditei que a maquiagem é opcional e o que te faz bonita é ser natural. É se cuidar. Sempre prestei muita atenção naquilo que comia até que morando fora do país eu entendi que essa atenção não deveria ser só na nossa alimentação e sim, toda a nossa vida. O tipo de cosméticos que passamos, como cuidamos do meio ambiente, dos animais, do próximo e as empresas em que eu estava colocando o meu dinheiro, comprando produtos. Elas faziam e pregavam o bem? Adotei realmente como um estilo de vida, me cuidar e cuidar do que está a minha volta de todas as formas.

TAIARA: Que bacana! E como surgiu a ideia da lançar a Flavia Prado Eco Beauty, qual a proposta da sua empresa e como ela se conecta com o dia a dia das pessoas?

FLAVIA: A Flavia Prado Eco Beauty veio da necessidade de encontrar produtos bons, limpos e eficientes no Brasil. Sempre precisei viajar para comprar meus cremes para cuidar da pele. As marcas lá fora já tinham essa consciência, já estavam com uma tecnologia em produtos naturais bem mais avançada e tinham um cuidado com cada ingrediente que colocavam em seus produtos. Então, por que não trazer tudo isso para que as pessoas possam ter acesso? Para que tenham um lugar onde possam comprar de olhos fechados, confiar. Eu sempre precisei ficar lendo os rótulos, procurando as histórias das empresas para definir o que comprar. Muitas vezes comprando produtos na Europa ou EUA, mesmo tendo nome não ficam bons na nossa pele brasileira de clima tropical. Por isso, resolvi fazer essa curadoria, com produtos do meu uso pessoal, de empresas que confio em um ambiente que facilita o dia a dia das pessoas que querem também ter uma vida mais saudável.


TAIARA: A Flavia Prado não é apenas um e-commerce, há uma verdadeira seleção de cosméticos onde você sempre está alerta buscando por produtos sem ingredientes tóxicos, livres de testes em animais, que não comprometam a nossa saúde nem o meio-ambiente. Como é feita essa curadoria?

FLAVIA: Eu mesma viajo para fora e testo cada produto. Seja Europa, EUA, Asia, Oceania. Quando não consigo ir pessoalmente, peço para as empresas enviarem para mim para que eu conheça os produtos. Amo cremes, óleos, sabonetes faciais e tônicos. Pesquiso sobre cada ingrediente, sobre a empresa e uso por no mínimo 1 mês. Só indico e coloco no site aqueles que gosto! Que vejo diferença. Tenho o cuidado de colocar todas as informações para os meus clientes, para que eles saibam o que estão comprando e possam confiar. Não vendemos apenas, colocamos todo o nosso conhecimento à disposição de nossos clientes e também usamos os produtos. Muitas vezes me pedem algum produto e eu respondo que, mesmo sendo muito bom, ele não combina com nossos valores, então não indico.

TAIARA: Você pode explicar quais são os principais ingredientes tóxicos encontrados nos cosméticos tradicionais e como eles impactam negativamente a nossa saúde?

FLAVIA: Existem os ingredientes mais conhecidos que são cancerígenos como Formaldeído [conservante que vem com inúmeros nomes diferentes], Parabenos [também conservante], Ftalatos [responsável por brilho e fixação], Petrolatum, etc. Fora esses que estão mais na mídia existem outros ingredientes que muita gente não comenta, mas que podem trazer um grande risco a nossa saúde, por exemplo as PEGs. o 1,4-DIOXANE e Óxido de Etileno são substâncias extremamente cancerígenas, as PEGs em si [presente na maioria dos cosméticos mesmo “naturais”] não apresentam risco algum e sua função é melhorar a penetração do produto na pele. O grande problema é que seu risco de contaminação com essas substâncias cancerígenas, em uma escala de 1 a 10, é 10! E não existe nenhum controle no manuseio delas, por isso também não permitimos. Outro ponto muito importante são os microplásticos, presentes na maioria dos esfoliantes. A empresa as vezes é bacana, todos os ingredientes são legais, não testam em animais e são veganos. O problema é que quando usamos esse esfoliante, os microplásticos acabam nos oceanos matando peixes e afetando a fauna e a flora. Olhamos a cadeia inteira, não pode fazer mal a você, ao meio ambiente e nem aos animais. Infelizmente, ainda não existe uma legislação para regulamentar o fato de uma empresa usar os nomes “Natural”, “Limpo”, “Orgânico” em seus produtos.


TAIARA: Vocês optam por empresas que têm os mesmos valores da Flavia Prado. Muitas dessas marcas têm por trás pessoas com histórias de vida incríveis. Compartilha conosco alguma história que muito lhe impactou ao longo dessa caminhada.

FLAVIA: Gosto muito da história da Indie Lee! Ela é uma americana, residente do Estado da Califórnia, sempre teve uma vida saudável e escolhas corretas na vida. Um dia, aos 37 anos, foi diagnosticada com um câncer no cérebro. As causas eram fatores externos e entre eles os produtos que passava em seu corpo [da mesma forma que você é o que você come, seu organismo absorve tudo o que passa em sua pele]. Após uma cirurgia de alto risco, ela renasceu. Com dificuldade de encontrar cosméticos saudáveis ao corpo dela, começou a estudar o assunto e a produzir seus próprios cosméticos, que são incríveis! Deu seu próprio nome à marca.

TAIARA: Que história inspiradora!!! ... Por fim, de maneira geral, qual mensagem você gostaria de deixar para o mundo?

FLAVIA: O mundo é a nossa casa. Nosso corpo é nosso lar. Somos todos ligados e é de nossa responsabilidade cuidarmos uns dos outros. Não é só sua alimentação, são todos os seus hábitos. Nós aqui amamos pele, amamos a natureza, amamos você. Cada um nasceu com uma Beleza Única, lembre-se que maquiagem é opcional, você é a melhor versão de você mesma. Queremos trazer de volta esse poder às pessoas, trazer de volta esse cuidado ao amar o próximo e a si amar. Queremos ser um lugar de conforto, de confiança para impulsionar uns aos outros a terem uma vida melhor.


Mais uma vez, agradeço a Flavia por compartilhar aqui conosco seus conhecimentos, experiências e por dedicar a sua vida a este lindo trabalho que só reflete bondade e cuidado com o próximo.

Esta é mais uma entrevista que muito me alegra, sinto-me ainda mais entusiasmada e esperançosa, por ver e conhecer cada vez mais pessoas com trabalhos que são verdadeiros propósitos de vida. Gratidão e felicidade por poder compartilhar estas incríveis histórias e conhecimentos aqui com vocês.

O consumo inteligente também envolve uma beleza consciente, com o uso de produtos livres de componentes tóxicos, que não agridem a pele, a saúde, o meio ambiente e não praticam crueldade com os animais. Porque o que é esteticamente "bonito" nem sempre é belo, a beleza vem da alma, revela personalidade e os nossos valores, pois, como costumo dizer, cuidar da sua beleza com consciência é agir por você e pelo Mundo.

Para conhecer a loja Flavia Prado Eco Beauty e acompanhar as novidades, basta acessar flaviapradoecobeauty.com e seguir no Instagram @flaviapradoecobeauty.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée​

134 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page