eco-vegan lifestyle

  • Taiara Desirée

COMO PRATICAR O CONSUMO CONSCIENTE NUMA LOJA DE DEPARTAMENTO?


Veja como escolher as peças ideais numa loja de departamento, praticando o consumo consciente.


Neste final de ano, ganhei de presente de Natal dos meus pais um "Cartão Presente" das Lojas Renner. Quer saber como funciona um cartão presente? Você compra um cartão da loja, faz uma carga com o valor desejado e a pessoa presenteada pode escolher e comprar os itens de acordo com a sua preferência.

Porém, sabe-se que loja de departamento é um modelo de Fast Fashion, que, por sua vez, promove e estimula o consumismo, indo na contramão da sustentabilidade. No entanto, é importante dizer que o CONSUMO CONSCIENTE não significa 'não comprar nada', mas, dentre diversos fatores como atentar para o tipo de material [mais sustentável] e para o processo produtivo [slow, local, etc.], consiste também em comprar apenas o necessário, aquilo que representa o seu estilo e que é realmente essencial para você.

Além disso, priorize peças atemporais, versáteis e que harmonizem entre si, ampliando as possibilidades de uso.

Na hora da compra, PERGUNTE-SE:

  1. Estou precisando?

  2. É uma peça útil?

  3. É durável?

  4. Vou usar várias vezes?

  5. Faz sentido para mim?

Se você, com sinceridade, respondeu sim para todas essas perguntas, certamente as peças vão lhe servir a curto, médio e longo prazos, sendo, portanto, o primeiro passo para uma boa escolha.


Seguindo esses "preceitos" escolhi as minhas peças. Comprei três blusas de alça que eu estava precisando - optei por cores básicas que fazem parte das minhas cores pessoais [preta, branca e uma branca com estampa cinza], uma blusa estampada na cor azul marinho e, para finalizar, duas saias pretas, uma modelo casual e outra formal, mas que também compõe, perfeitamente, um look despojado, basta brincar com os acessórios e ousar na criatividade.

Dá o play no vídeo e confere quantos looks consegui compor com apenas 6 peças:


Planeje suas compras e evite impulsividade, compre menos e melhor, sempre avaliando os impactos do seu consumo e refletindo sobre os seus valores. Busque reutilizar os produtos e dar uma destinação adequada às embalagens,

Lembre-se, minimalismo é tudo... Mais vale ter UMA peça que lhe sirva mil vezes a ter DEZ que você nunca usa. Pense inteligente, compre consciente.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

#consumoconsciente #consumosustentável #consumocompropósito #consumoético #hábitosdeconsumo #mudançadehábitos #lojasrenner #lojasdedepartamento #fastfashion #slowfashion #sustentabilidade #cartãopresenterenner #dicasdecompras #comprasconscientes #estilodevida #modaeestilo #style #estilopessoal #looks #looksparainspirar #armáriocápsula #minimalismo #lojadedepartamento

84 visualizações

2020 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.