top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

CANUDOS DE PLÁSTICO vs. CONSUMO CONSCIENTE


Um pequeno objeto descartável que durante anos pareceu inofensivo, o canudo de plástico se revela como um dos maiores poluidores e vilões do Meio Ambiente.


Foto: Bloguesia

Os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a poluição ambiental é uma grande ameaça à humanidade. Segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, “a poluição ambiental mata mais de 12,6 milhões de pessoas por ano”.

Diante dessa realidade, promover mudanças nos padrões de produção e consumo se tornou uma medida urgente para assegurar a redução da pegada ecológica e minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

O consumo consciente exerce um importante papel no combate à poluição, pois, são mediante mudanças de hábitos que a população passa a colaborar com o meio ambiente de maneira eficaz.

Entre os produtos que mais contribuem para a poluição ambiental, sobretudo, a marinha, está o micro plástico, isso por que há um consumo excessivo e um descarte inadequado de itens feitos desse material que, na maioria dos casos, são descartáveis, a exemplo dos canudos.

Os canudos de plástico representam cerca de 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por serem feitos de polipropileno e poliestireno, não são biodegradáveis, podendo levar até mais de 200 anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, a produção dos canudos de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável.

Trata-se, portanto, de um amplo processo de degradação ambiental, para se usar um produto por pouquíssimo tempo. A média de uso de um canudo plástico é de quatro minutos, mas isso equivale a anos de poluição para o meio ambiente, ou seja, é injustificável.

Por estas razões, torna-se necessário repensar e reinventar novas formas de produção e, evidentemente, trocar o plástico por matérias-primas biodegradáveis é essencial para o desenvolvimento sustentável.

O cidadão, por sua vez, deve adquirir produtos realmente necessários e de empresas comprometidas com o meio ambiente.

É preciso ter consciência de que os recursos ambientais são finitos e praticar condutas diárias de racionalização, pois, como diz o James Lovelock em sua obra A vingança de Gaia, “se deixarmos de cuidar da Terra, ela sem dúvida alguma cuidará de si mesma, fazendo com que já não sejamos bem-vindos”.


Foto: Bloguesia

Há várias empresas comprometidas com a causa ambiental e que já fabricam canudos em materiais como vidro, aço, bamboo, papel, insumos reciclados e biodegradáveis. Você pode até já ter um canudo de plástico em casa, o importante é levar sempre com você o seu canudo retornável e evitar o uso desnecessário de um material tão poluente.

Pense nisso e mude seus hábitos. Seja parte da solução, não da poluição!

Um super beijo e até mais.

Taiara Desirée

89 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page