top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

ORGULHO E PRECONCEITO [JANE AUSTEN]


Uma clássica literatura inglesa, escrita no século XIX, mas que traz realidades bem atuais sobre 'Orgulho e Preconceito'.


Foto: Bloguesia

Este foi um dos livros que já li e que quero muito compartilhar aqui com vocês. Para os amantes da literatura clássica, sem dúvidas, Jane Austen é uma excelente leitura.

Não é à toa que "Orgulho e Preconceito" é a sua obra mais famosa. Ler esse livro é uma experiência única e envolvente do início ao fim. Com riqueza de detalhes, Jane exibe um romance que possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável.

Descrição: Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.


Foto: Bloguesia

A principal mensagem a que o livro nos conduz já vem inserida no próprio título da obra. Jane Austen, através de uma observação primorosa, mostra-nos como as atitudes humanas, em diversas situações, têm uma inclinação especial para esses defeitos, e como atitudes tomadas por orgulho e preconceito impactam a natureza e convivência humana.

Poderia compartilhar diversos ensinamentos que essa riquíssima leitura proporciona, mas quero destacar algumas frases que me chamaram bastante atenção, principalmente, ao considerar o ano da obra [1813]. Confesso que me peguei reflexiva imaginando o que Austen pensaria se fosse viva nos dias atuais...

"[...] muito pouco dentre nós não nutrem um sentimento de complacência para consigo mesmos, sob pretexto de uma ou outra qualidade, real ou imaginária." [p. 27]

"Quanto mais conheço o mundo, mais me sinto insatisfeita com ele; e a cada dia se confirma a minha crença na incoerência de toda personalidade humana, e na pouca confiança que podemos depositar na aparência de mérito ou de razão". [p. 153]

Jane também apresenta sensatez ao lidar com as reflexões da vida. Comportamentos que devemos abraçar:

"Deixe-me ver tudo sob a melhor luz, sob a luz pela qual tudo se esclarece". [p. 155]

"Você tem de aprender um pouco da minha filosofia. Só pense no passado quando as lembranças lhe trouxerem prazer". [p. 401]


Foto: Bloguesia

Enfim, debruçar-se nesta obra é viajar no tempo, mas ver que esse tempo também está bem aqui no presente. É se encantar com a agudeza de espírito da autora, que enxerga e discorre sobre assuntos tão instigantes em sua época e que perduram no tempo. É vibrar com a visão tão destemida de uma mulher nos anos 1813.

Obs.: Também assisti ao Filme Orgulho e Preconceito. O Drama, que foi produzido em 2005, é incrível e tem um elenco fantástico, inclusive foi indicado a 4 Oscars, incluindo o de Melhor Atriz, mas, nem mesmo com suas 2 horas e 4 minutos foi possível transmitir todos os detalhes e cenas dessa maravilhosa obra. Então, mesmo que você já tenha assistido ao filme, ainda assim recomendo a leitura.

Orgulho e Preconceito é uma obra que merece ser apreciada!


Foto: Bloguesia

Esse exemplar é da Nova Coleção da Jane Austen publicada pela Editora Martin Claret, parceira do Bloguesia Book Club. O livro possui capa dura e um estilo lindo inspirado nos bullet journals. Você vai desejar a coleção inteira na sua estante, pode acreditar!

Quer saber mais? Veja NESTE LINK todas as informações da obra.

Um super beijo e uma ótima leitura.

Taiara Desirée

275 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page