top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

EDUCAÇÃO TODO DIA E EM TODO LUGAR


O Dia Mundial da Educação é comemorado em 28 de abril, mas o sentido dessa comemoração precisa ser celebrado todos os dias e em qualquer lugar. Você também concorda?


Embora não seja uma data internacional oficialmente decretada pela Assembleia Geral da ONU, o dia 28 de abril ficou globalmente conhecido como o Dia Mundial da Educação porque, neste dia, no ano de 2000, foi realizado no Senegal o Fórum Mundial de Educação de Dakar e, desde então, diversos setores da sociedade associaram o evento a uma data comemorativa.

A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação em qualquer esfera, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

Por incrível que pareça, nos dias atuais, muitas pessoas ainda associam a palavra "educação" apenas com o ambiente escolar, e esquecem que junto à escola há vários outros instrumentos importantes de educação para uma criança, jovem e para a sociedade em geral.

A educação e a conscientização são vivenciadas em todos os lugares. Em casa, na escolha, na faculdade, em cursos presenciais e online, nos workshops, palestras, cinema, teatro, na TV, no trabalho, no co-working, nos livros, nas revistas, na internet, nos blogs, nas redes sociais, na roda de amigos, nas conversas e encontros, nas viagens, nos lugares perto de você, nas várias culturas, ou seja, em tudo há aprendizado.

A busca incessante por conhecimento, a curiosidade e o desejo por novos estudos é a principal fonte de transformação pessoal, profissional, social e global.


E por falar em educação, que tal dar uma atenção especial à educação ambiental?

O processo educativo está em toda parte e todos nós somos responsáveis pelo futuro da humanidade, por isso, devemos estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais dos indivíduos.

Estudar, ler e se educar sobre as questões ambientais podem mudar a sua visão de mundo e torná-lo um verdadeiro instrumento de transformação para a vida que desejamos, mais justa, saudável e sustentável, onde todos os povos em todas as partes alcancem a paz e a prosperidade.

A Educação de Qualidade é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, elencados na Agenda 2030. Para além do foco na educação básica, todos os níveis de educação estão contemplados no ODS 4, que enxerga como fundamental a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável.

Então, vamos juntos acelerar as transformações e os impactos positivos que o mundo precisa. Educando-se e educando, conscientizando-se e conscientizando numa eterna conexão de ganhos mútuos. Afinal, como diz Derek Bok: "Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância". Essa sim traz muitos prejuízos.

Seja curioso. Descubra. Faça algo para a mudança acontecer.

Taiara Desirée

26 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page