top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

RENATA CORTELLA EM UM BATE PAPO SOBRE SAÚDE INTEGRAL


Em entrevista exclusiva para o Bloguesia, a médica Renata Cortella compartilha seus hábitos e conhecimentos sobre saúde integral, falando acerca da alimentação, veganismo, espiritualidade, sustentabilidade e muito mais!


Foto Instagram @renatacortella

Renata Cortella é médica formada pela Universidade de Taubaté, vegana, apaixonada pelo estilo de vida saudável e alimentação Plant Based e vem estudando os impactos que a rotina tem no desenvolvimento ou prevenção das doenças.

Com um currículo recheado, ela é Pós-Graduada em Avaliação Metabólica e Nutricional com Dr. Eric Slywitch, Pós-Graduanda em Homeopatia pela ABRAH e Servidor Público Municipal de São Paulo e em Medicina Integrativa pela Sociedade Científica de Saúde Integrativa.

Atua no consultório auxiliando os pacientes a conquistarem saúde com estilo de vida, alimentação, fazendo os ajustes para que todos tenham uma vida equilibrada, cheia de energia com uma visão mais integral, mais natural possível. Atende pacientes vegetarianos, veganos e onívoros também, afinal, todos buscam por uma vida mais saudável.

Ela ainda é coautora de livro, ministra workshops, vivências e seu propósito é compartilhar o conhecimento e despertar o melhor em cada um! Esse é o intuito de todos os seus projetos - consultório, workshops, Instagram e Youtube: compartilhar para que todos possam viver uma vida mais plena!

Admiro demais o trabalho e estilo de vida da Renata, que, por sinal, está em bastante sintonia com o meu. E como sei que ela tem muito conteúdo riquíssimo para compartilhar, hoje, abro esse espaço para um bate papo super especial. Sejam bem-vindos/as e aproveitem os conselhos dessa linda, que transmite tanta luz e energia do bem!


Foto Instagram @renatacortella

TAIARA. Oi Renata, obrigada por aceitar o convite e por sua presença aqui o Bloguesia, seja bem-vinda. Para iniciarmos nosso bate papo, fala um pouco sobre você, seu estilo de vida e as coisas que mais lhe motivam.

RENATA. Oi Taiara! É um prazer participar do Bloguesia! Gratidão pelo convite!

Eu moro em São Paulo e consegui criar uma rotina saudável mesmo em meio à correria do meu dia e da cidade. Meu estilo de vida inclui usar a bicicleta como meio de locomoção, sair de casa com marmitas para o dia todo, ter minha hortinha na sacada, fazer Ashtanga [Yoga] pela manhã, meditação e outras práticas para organizar a mente e minha semana. Sou vegana e minha alimentação é vegetariana estrita e majoritariamente Plant Based, ou seja, alimentos de origem vegetal in natura ou minimamente processados; parece chique, mas nada mais é do que comer frutas, hortaliças, cereais, leguminosas e não os industrializados que vendem em pacotes e latas no supermercado. Quando balanceada, esta é a alimentação mais antioxidante, detox e protetora contra doenças que existe. E compartilhar tudo que aprendo e aplico me inspira a cada dia; sou motivada pela vontade de fazer diferente, fazer o meu melhor para que eu e todos tenham uma vida melhor e isso começa mudando o nosso próprio mundo [nossa rotina, nossa casa, família... e tudo vai se expandindo]. Meu propósito como médica e todos os meus outros projetos como workshops, vivência, Instagram, YouTube são para ajudar as pessoas a ter uma vida realmente saudável e em harmonia.


Foto Instagram @renatacortella

TAIARA. Você é Médica Vegetariana e acredita na saúde em harmonia, certo? Explica para o pessoal sobre o seu trabalho com a "Saúde Integral" (corpo, mente, espírito), o que é e qual a sua importância?

RENATA. Saúde integral é não olhar para o indivíduo apenas como um rim, um fígado, um coração doente; as pessoas estão acostumadas a irem à vários médicos, cada um super especializado em um órgão ou patologia específicos, mas e o todo? O que levou a desenvolver essa doença? Acredita que seja ao acaso? Como está sua mente? Você vive estressado? Tem uma alimentação oxidativa? Como está sua espiritualidade? Sua relação com sua história e você mesmo?

Somos um conjunto e quando existe desequilíbrio em alguma das partes aparecem as dores, inflamações, doenças. O corpo apresenta sinais o tempo todo, mas nem todo mundo escuta. A solução para uma dor de cabeça não é um analgésico. É investigar o que está causando e tratar a causa; pode ser de origem alimentar como o leite, pode ser a tensão constante do trabalho não gratificante, pode ser a tristeza de sentir-se sozinho, desamparado. Essas são causas bem comuns e existem muitas outras, que passarão despercebidas se forem mascaradas com analgésico. É preciso olhar o paciente como um todo e entender sua história, seus hábitos, seus anseios, para auxiliar realmente na prevenção e cura das doenças.


Foto Instagram @renatacortella

TAIARA. Como deve ser feito o processo de mudança de hábitos para viver uma vida com saúde integral? Qual o seu conselho?

RENATA. Depende. Cada pessoa tem uma personalidade e, portanto, uma forma de fazer mudanças de vida. Algumas mudam tudo de uma vez da noite para o dia e mantém assim para sempre. Outras fazem paulatinamente, com pequenas trocas e vão progredindo conforme se sentem confiantes; as duas maneiras funcionam. Para quem quer começar aos poucos eu aconselho fazer trocas, mesmo que essa troca não seja pelo hábito ou alimento ideal, mas já é uma melhora. Por exemplo, trocar o refrigerante por suco de caixinha; a maioria dos sucos de caixinha são cheios de açúcares, conservantes, etc. mas ainda assim são melhores que refrigerantes, então é um passo importante, mas temporário. Em seguida virá a mudança para sucos naturais, chás e água. Outros hábitos simples são usar mais escada que elevador, fazer 15 minutos de caminhada 3 vezes por semana, tomar 1 copo a mais de água, incluir uma fruta ao dia. Lembrar que pequenos passos trazem grandes transformações! Ao incluir hábitos saudáveis, os ruins vão ficando sem espaço e saindo naturalmente.


Foto Instagram @renatacortella

TAIARA. Você atende pacientes vegetarianos, veganos e também onívoros. Fala um pouco sobre a importância de se adotar a alimentação e o estilo de vida Plant Based.

RENATA. A Plant Based Diet é a alimentação baseada em plantas, ou seja, alimentos naturais integrais ou minimamente processados como azeite, pasta de amendoim, macarrão integral, mas não ultra processados como refinados, industrializados com conservantes, aromatizantes, corantes, etc.

Então quando balanceada, é uma alimentação super antioxidante, riquíssima em vitaminas, minerais e comprovadamente não só previne como trata doenças como obesidade, pressão alta, diabetes, dislipidemia, doenças autoimunes e reumáticas.

Algumas sensações, ao se adotar essa alimentação, é de melhora na imunidade, digestão, sono, disposição, emagrecimento e redução de dores porque estará reduzindo a inflamação sistêmica, otimizando as funções do corpo que estará bem nutrido com todos os macro e micronutrientes que essa alimentação fornece.


Foto Instagram @renatacortella

TAIARA. Você dá muitas dicas no seu Instagram sobre práticas para ter uma alimentação saudável com comida de verdade, sem veneno, sem crueldade e sustentável. Fala sobre os benefícios de comprar em feiras, orgânicos, integrais e sobre deixar de "comer fora". Qual a sua dica para se adaptar a esse estilo de vida?

RENATA. “Descasque mais, desembale menos”. Esse é o caminho para uma vida mais saudável, por isso devemos ir mais às feiras que aos supermercados. E sempre dando preferência aos orgânicos, plantar em casa ou no bairro o que puder [hoje existem hortas comunitárias, que os moradores se organizam para isso].

Ao comprar orgânicos, além de ser o melhor para a saúde de quem consome, estamos valorizando pequenos produtores e famílias locais que trabalham com isso e estimulando esse tipo de agricultura. Os que mais sofrem com os agrotóxicos são os trabalhadores que lidam diretamente com esses químicos, então quando reduzimos o consumo de produtos não orgânicos e valorizamos os orgânicos, estamos forçando os grandes agricultores a mudarem a forma de produzir, ajudando os trabalhadores que lá estão.

Se não consegue comprar tudo orgânico, consegue comprar a menos o tomate? Ou alface? Lembrando sempre dos pequenos passos, lembramos também que sempre podemos fazer algo!

Ao preparar os próprios alimentos em casa temos certeza do que está ali. É muito comum o uso de temperos prontos industrializados, aromatizantes, óleos no preparo de arroz, feijão, refogados em restaurantes, então você está consumindo produtos maléficos ao organismo sem perceber; por isso a importância de se organizar para cozinhar 1 dia na semana para a semana toda, assim saberá o que tem nas refeições.

Além disso, pode ser difícil resistir às tentações quando o assunto é buffet; quando você leva sua marmita, vai comer o que levou, mas quando está em um restaurante, mesmo que de quilo, a fome pode te levar a fazer escolhas mais gordurosas como aquela batata frita, um empanado ou refogado bem oleoso porque parecem apetitosos.


Foto Instagram @renatacortella

TAIARA. Quanto à Saúde Mental e Espiritual, quais os seus hábitos e quais conselhos você nos dá?

RENATA. Venho aprendendo bastante sobre como controlar os pensamentos e, portanto, os sentimentos ao longo dos anos, o que reduziu ansiedade, estresse, preocupações. Tornar-me vegana já reduziu bastante todas essas sensações. Estudos mostram redução de ansiedade e depressão em populações vegetarianas e faz sentido, porque quando nos alimentamos de dor, sofrimento, tortura de um animal estamos propagando essa energia em nós.

A meditação é o principal hábito tanto para saúde mental como espiritual e existem muitas formas de meditar. Muita gente diz que não consegue e desiste, mas meditar é difícil mesmo! Pense na sua mente como um músculo: você não começa academia e já está forte, definido em 2 treinos. Nem 1 mês. Talvez alguns meses a 1 ano comece a ficar mais fácil e prazeroso. Meditar é prática e vai melhorando com o treino. Tenha paciência com você, porque está aprendendo algo novo e desacelerar a mente hoje em dia é mais desafiador mesmo. Sugestões: vídeos no YouTube, aplicativos de meditação, grupos de meditação, Yoga são ótimas formas de começar.

Outro hábito precioso é escrever. Escrever os planos, os afazeres, colocar em ordem de prioridades e depois no calendário – lembrando de colocar de acordo com as possibilidades reais de tempo, porque se colocar muitos compromissos em um dia pode não conseguir realizar e te trará frustração. Mais uma vez, devemos ter paciência com o tempo que levamos para cada atividade.

Escrever como foi o dia e preocupações antes de dormir são orientações que passo para todos os meus pacientes que têm dificuldade para dormir, e para muitos eu nem preciso prescrever fitoterapia porque essa prática já resolve. Ao passar tudo para o papel conseguimos visualizar melhor nossas aflições para encontrar soluções, e deixamos a mente livre para descansar quando deve. Esse tema está em foco no meu workshop Saúde em Harmonia e no retiro que farei no próximo semestre porque planejar é a base para qualquer realização, e uma mente aflita não consegue sair do automático. É preciso descobrir os objetivos e traçar como alcançar pouco a pouco. É mais simples do que parece!


Foto Instagram @renatacortella

TAIARA. Por fim, qual mensagem você gostaria de deixar para o mundo?

RENATA. Que todos podemos fazer nossa parte, fazer melhor, não importa a educação que tivemos, os hábitos que criamos até agora. Sair do automático, questionar o sistema que vivemos, se estamos felizes com nossas profissões, com a forma que nos relacionamos com as pessoas, como estamos cuidando de nós mesmos e dos outros. Questionar é o primeiro passo para mudar. E não ter medo de mudança, porque ela sempre é para melhor mesmo que momentaneamente não pareça.

Trabalhar a favor do veganismo, da sustentabilidade em cada ação cotidiana, no cuidado dos pacientes de maneira integral, auxiliar no despertar das pessoas no Instagram, workshops e vivências são minhas formas de contribuição para o mundo até agora, e eu quero muito mais! Todos podemos mais e vou descobrindo pelo caminho!


Foto Instagram @renatacortella

Para conferir a entrevista em áudio é só apertar o play no vídeo =)


Essa foi mais uma entrevista super inspiradora que tenho a felicidade de trazer para vocês. Em cada palavra da Renata é possível sentir o carinho que ela tem por tudo, pelo seu trabalho, estilo de vida, pela maneira como transmite seus conhecimentos e experiências, é um verdadeiro despertar para o lado belo da vida. Desejo que o maior número de pessoas a conheça e que todos possam emitir mesmo que 10% dessa energia tão linda que ela passa. Afinal, cada um de nós pode fazer algo para grandes transformações.

Mais uma vez, gratidão por sua presença aqui no Bloguesia, Renata, sinta-se abraçada e sempre muito bem-vinda!

E para quem deseja acompanhar o dia a dia da Renata Cortella, basta seguir no Instagram @renatacortella. E se você é de São Paulo, não perca a oportunidade de fazer o Workshop Saúde em Harmonia, que acontecerá no dia 01 de junho de 2019.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

179 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page