top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

DESCARTE SELETIVO: CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA


A separação do lixo domiciliar e o descarte seletivo são práticas simples, mas que refletem um grande cuidado com o planeta, nossa casa maior e da qual toda vida depende.


Foto: Bloguesia

Descarte seletivo é a separação dos materiais recicláveis (papel, papelão, metal, alumínio, ferro, vidro, etc) que não devem ser misturados aos resíduos orgânicos [lixo molhado] ou contaminados. Todo resíduo deve ter uma destinação final correta para evitar a poluição ambiental e justamente para isso existe Coleta Seletiva.

O descarte seletivo é a primeira etapa do ciclo de reaproveitamento ou reciclagem do material. Misturar o material reciclável com orgânico inviabiliza o retorno do reciclável ao ciclo do reuso e da reciclagem.

Além disso, o descarte seletivo gera renda para inúmeros trabalhadores que atuam em cooperativas. São eles que recebem as embalagens, selecionam, separam e dão o destino correto a esse material, seja para reciclagem ou disposição em aterro, sempre respeitando as características e alternativas de cada região do país.

CADA UM DE NÓS TEM ESSA RESPONSABILIDADE

No meu prédio não tem coleta seletiva, mas isso não foi justificativa para tirar a minha responsabilidade sobre o lixo que eu produzo. Então, há cerca de 1 ano, decidi fazer por mim mesma o descarte seletivo.

É prático e não tem desculpa. Em casa, separo os resíduos em lixeirinhas diferentes e, aos sábados, reservo um tempinho para deixar o lixo da semana numa estação de tratamento próximo à minha residência. Não gasto nem meia hora com isso!

Trata-se de um hábito extremamente importante e quem o pratica pode usufruir de uma consciência mais tranquila em relação ao meio ambiente.

Que tal também fazer a sua parte para salvar o nosso planeta?


ATENÇÃO PARA AS CORES:

Tudo bem, tudo bem, sou Visagista Consultora de Imagem e sei da importância da Cartela de Cores Pessoais.

Mas, cartela de cores mais importante do que essa - desconheço. Então, vamos conferir?

AZUL: Papel

VERMELHO: Plástico [isopor é plástico]

VERDE: Vidro

AMARELO: Metal

PRETO: Madeira

LARANJA: Resíduos perigosos

BRANCO: Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde [todo posto de saúde tem o local de descarte]

ROXO: Resíduos radioativos [pilhas, baterias etc.]

MARROM: Resíduos orgânicos [óleo de cozinha e outros]

CINZA: Resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação [lixo de banheiro, papel higiênico, absorventes etc.]


Foto: Bloguesia

A inclusão do símbolo do descarte seletivo nas embalagens é prevista em Pacto Setorial em Norma Técnica da ABNT – NBR 16182/2013 e tem como objetivo principal orientar os consumidores sobre a importância da destinação adequada para as embalagens utilizadas.

A prática da Produção e Consumo Sustentáveis - que também abrange o pós consumo - está alinhada à proposta da Política Nacional de Resíduos Sólidos [Lei nº 12.305, de 2010], que envolve a todos: sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federal na gestão dos resíduos sólidos, uma vez que o descarte correto de embalagens contribui diretamente para a redução dos lixões e para expansão de processos sustentáveis em todo o mundo.

Se não há coleta seletiva na sua rua, você pode deixar o seu reciclável em uma estação de coleta mais próxima de você. Acredite, a sensação de consciência tranquila é compensadora!

Vamos zerar o nosso lixo e construir um mundo mais limpo?

Taiara Desirée

427 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page