top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorJessica Queiroz

COMPREENDENDO O VEGANISMO

Livros, filmes e documentários para ler e assistir na compreensão do veganismo e de uma vida mais ecologicamente correta.



Ler, estudar e buscar meios de conhecimento são sempre os primeiros passos no caminho para trilhar mudanças de estilo de vida. Quando me tornei vegana, me muni de todas as ferramentas que pude para compreender a dimensão das minhas escolhas. Li inúmeros artigos de Órgãos e Instituições sérias e comprometidas com as questões mais relevantes sobre o veganismo: saúde, ecologia, culinária, esportes.


Outra forma que encontrei de absorver o máximo de informações possíveis foi lendo obras literárias diretamente ligadas ao veganismo e à ecologia além de ver a filmes e documentários com profissionais de diversas áreas falando sobre esses temas.


Pensando no quanto estudar e conhecer mais sobre o veganismo fez e faz diferença no meu processo de mudança, fiz uma seleção de títulos que podem ajudar você que está começando agora, ou mesmo aqueles que querem compreender melhor e mais profundamente esse estilo de vida que transformou a minha e de tantas outras pessoas.


Vamos começar pelas obras literárias! Eu não poderia deixar de iniciar sem citar O meio ambiente sustentável da moda no Brasil e no mundo, livro de nossa coordenadora editorial e CEO do Bloguesia, Taiara Desirée. Nesta obra, Taiara irá tratar do desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social da indústria, mercado da moda brasileira e suas contribuições para a mitigação de CO² e enfrentamento das mudanças climáticas, tema bastante pertinente no momento que vivemos hoje, onde enfrentamos grande crise climática, bem como a grande produção de peças pela indústria da moda, alimentada pelas influências midiáticas a criar um “cardápio descartável” de produtos diariamente.


O segundo livro que eu gostaria de recomendar é O último teste, de Ricardo Laurino, Presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira e colega colunista do Bloguesia. A obra de Laurino, uma ficção investigativa, revela a realidade dos testes em animais. O enredo prende o leitor e gera nele o sentimento de revolta pela crueldade envolvida no processo dos testes, além de ter um final surpreendente. A obra nos faz refletir sobre a ausência de uma fiscalização mais proativa e eficaz quanto aos métodos sob os quais os testes em animais são feitos, em sua maioria, em desobediência às normas sanitárias e legais.


Agora vamos ao filme, que não poderia deixar de compor essa lista: Okja. Esse é um queridinho muito especial para muitas pessoas, inclusive para mim, pois foi o meu primeiro contato com um longa sob essa temática e me tocou profundamente, e é de produção da Netflix. O longa da plataforma traz como enfoque a relação construída por anos entre um animal geneticamente modificado para cumprir às expectativas da indústria, e uma garotinha, que crescem juntos em uma pequena aldeia. Essa história emocionante vai nos alertar para a ganância dos grandes empresários, a falta de ética para com os animais e ao ativismo, extremamente necessário no tratamento da causa. Peguem os lenços!


Seguindo para os documentários, vou começar com o What the Health, também disponível na Netflix. Esse título vai alertá-los para todos os riscos aos quais o ser humano se submete ao se alimentar de animais. É um documentário extremamente completo, ético e coerente, que tem por base inúmeros estudos e pesquisas realizados por profissionais competentes de cada área da saúde, que tiram todas as dúvidas sobre a alimentação vegana e listam incontáveis motivos para aderir a ela.


O segundo documentário que eu quero recomendar a vocês é o The game changers, mais um da plataforma Netflix. Nesse documentário, atletas vão explicar como a alimentação vegana os auxilia a alcançar os resultados pretendidos, vencendo competições e quebrando recordes. Nesse sentido, o documentário dirigido por Louie Psihoyos quebra estigmas e preconceitos relacionados à alimentação vegana e à prática de esportes, extinguindo aquele antigo pensamento de que uma dieta baseada em vegetais é incapaz de condicionar o corpo humano à força e ao atletismo.


O terceiro e último documentário que eu escolhi foi o Cowspiracy, dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, já muito popular entre veganos e admiradores. Neste filme, Andersen e Kuhn abordarão todas as questões que envolvem a pecuária e as razões que a tornam a maior causa do desmatamento do mundo na contemporaneidade. Além disso, este título vai exibir, em cenas duras e necessárias em igual proporção, a crueldade dos abatedouros. Se você ainda não é vegano, tenho certeza de que este título vai fazer com que pense sobre o assunto.


Espero que tenha gostado das recomendações e que consuma todos os conteúdos sugeridos. Como disse no início de nossa conversa, nada melhor que nos munir de conhecimento para compreendermos esse estilo de vida tão importante, mais que para nós mesmos, para os animais.


Afetuosamente,


Jéssica Queiroz

Advogada (OAB/PB 28.898), escritora e poetisa.

459 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page