eco-vegan lifestyle

  • Taiara Desirée

CONSTRUÇÕES ECOLÓGICAS E RETROAJUSTES - GEDS ECOLÓGICO

Reflexão dos estudos do Módulo 5 da Dimensão Ecológica do Curso Design Para Sustentabilidade do Gaia Education, que apresenta o tema 'Construções Ecológicas e Retroajustes'.



Chegando ao final da Dimensão Ecológica observo quanto aprendizado esse estudo me proporcionou. Entrei no Gaia Education buscando ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade e a cada Design me surpreendo com a riqueza de conteúdo que o curso oferece. Meu coração é só gratidão e alegria pela oportunidade de vivenciar essa singular experiência.


Foi prazeroso conhecer os diversos modelos de construções ecológicas e de retroajsutes (retrofit) apresentados. Estudar esse módulo até me trouxe uma saudade do curso de Arquitetura e Urbanismo que iniciei em 2005, mas não concluí por decidir enveredar no Direito.


Foi motivador aprender como um desenho de construção sustentável é um projeto de sistema de circuito fechado, que demanda muito pouco de fora dele e satisfaz a maior parte das suas necessidades com recursos provenientes do próprio sistema, empolguei-me ainda mais para construir uma “Ecohouse”, um lar em total harmonia com a natureza.


Este último módulo possibilitou rever tudo que foi visto durante a Dimensão Ecológica do Gaia Education, ajudando no direcionamento e planejamento de construções ecológicas, estimulando a mudança de hábitos e a adoção de novas práticas, apresentando, inclusive, uma lista de diretrizes de um programa geral para uma vida sustentável de modo que me sinto mais segura para operar meus sonhos nesse caminho. 



Aspiro ver um mundo com construções que funcionam como ecossistemas, e pude entender de maneira didática como precisamos migrar de um design insustentável e de uma visão segregada para o design sustentável e para o pensamento sistêmico para que possamos criar construções saudáveis e, assim, redesenhar a presença humana na Terra.


Concluindo a Dimensão Ecológica do GEDS, sinto-me abastecida de conhecimento e motivada para seguir redesenhando sistematicamente a minha vida criando sinergias entre as dimensões social, ecológica, econômica e de visão do mundo, e colaborando para o design de comunidades sustentáveis.


Afinal, como bem diz David Pearson: "longe de sonhos tecnológicos caros, precisamos de uma visão pé no chão – de uma futura casa integrada a um estilo de vida sustentável para todos nós”.


Seguirei nesse sentido em constante evolução...


Taiara Desirée


#designparasustentabilidade #designecologico #dimensaoecologica #retrofit #retroajustes #construçõessustentaveis #construçõesecologicas #ecohouse #reflexão


7 visualizações

2020 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.