Entenda o que é o Pacto Global e para que servem os seus Dez Princípios Universais

O Pacto Global foi lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, significando um convite para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Estes dez princípios são derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações, e a busca tem sido cada vez maior, de modo que o Pacto Global é considerado, atualmente, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.
Sustentabilidade
Para o Pacto Global “Empresas de sucesso serão aquelas que atendem às necessidades do maior número de pessoas possível, utilizando o mínimo de recursos e se envolvendo em um diálogo significativo com suas partes interessadas”.
Sabemos que a Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas a serem alcançadas por todos os povos em todo o mundo. Ademais, precisamos de novas maneiras de se fazer negócios e os princípios do Pacto Global trazem a inovação e a longevidade necessárias para isso. O relatório Better Business, Better World aponta US$ 12 trilhões em oportunidades de negócios até 2030, em apenas quatro setores: alimentos e agricultura, energia e materiais, saúde e bem-estar e cidades. Pensando também na qualidade de vida de toda a cadeia produtiva, a conquista dos ODS pode criar 380 milhões de novos postos de trabalho até 2030.
Estamos observando cada vez mais que apenas o foco em crescimento econômico não basta, uma vez que não há como negócios prosperarem em sociedades falidas e em uma natureza completamente degradada.
Para António Guterres – Secretário Geral das Nações Unidas – “O que precisamos não é de uma abordagem progressiva, mas de uma abordagem transformacional. E precisamos que as empresas se unam por trás da ciência, tomando medidas rápidas e ambiciosas em suas operações e cadeias de valor”.
A Consultora do Programa Nações Unidas para Desenvolvimento- PNUD e Consultora de Responsabilidade Social, Inalda Barros Béder, explica que “O Pacto Global é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. A Rede Brasil do Pacto Global é a terceira maior rede do mundo, com mais de 950 membros, constituída no país por meio de uma associação sem fins lucrativos que trabalha em parceria com a sede do Pacto Global mediante a celebração de um Memorando de Entendimentos”. Inalda Béder também elenca algumas razões para se aderir ao Pacto, vejamos abaixo.

Por que as empresas devem aderir aos Princípios do Pacto Global?
Poder adotar um quadro de políticas estabelecidas e reconhecidas mundialmente para o desenvolvimento, a execução e a divulgação de políticas e práticas ambientais, sociais e públicas;
Participar de uma plataforma para compartilhar e trocar as melhores práticas para avançar em soluções e estratégias de desafios comuns;
Ter a oportunidade de criar soluções de Sustentabilidade avançada em parceria com uma variedade de stakeholders, incluindo governos, sociedade civil, trabalhadores, agências e programas do Sistema ONU e outros interessados não relacionados a negócios;
Ter a oportunidade de conectar unidades de negócios e suas redes de subsidiários por meio da cadeia de valor com a rede de países do Pacto Global da ONU ao redor do mundo – muitos destes em mercados emergentes e em desenvolvimento;
Ter acesso ao vasto conhecimento e experiência das Nações Unidas sobre assuntos de Sustentabilidade e Desenvolvimento;
Poder utilizar ferramentas e recursos de gestão do Pacto Global das Nações Unidas, assim como a oportunidade de participar de grupos de trabalho nas áreas relacionadas aos 10 Princípios do Pacto;
Entre outros benefícios

Quais são os 10 Princípios do Pacto Global?
As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
A abolição efetiva do trabalho infantil.
Eliminar a discriminação no emprego.
As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
É importante destacar que o Pacto Global não é uma certificação, trata-se de uma iniciativa empresarial baseada em princípios, ancorada nas Nações Unidas, que apoia as empresas a trabalharem de forma estratégica com sustentabilidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030, que por sua vez, significa um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.
Todas as organizações, de diferentes setores, são encorajadas a trabalhar para o alcance desses objetivos, pois trabalhar com os ODS significa estar em alinhamento com uma agenda global e possibilita atração de novos parceiros e investidores, facilita um ambiente de inovação e amplia transparência e melhor comunicação dos impactos gerados.
Nesse sentido, o papel do Pacto Global da ONU é engajar o setor privado mundial para que desenvolva ações que contribuam para o alcance da Agenda 2030.
Para mais informações sobre o Pacto Global acesse o site da plataforma ou busque uma Consultoria em Sustentabilidade. Eu posso lhe ajudar com isso. Envie-me uma mensagem para: contato@taiaradesiree.com. Será um prazer lhe atender!
Taiara Desirée
CEO-Founder do Bloguesia
Consultora em Sustentabilidade e Veganismo
Fonte: Pacto Global
Comments