top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorLeo Domingos

QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA PERDER PESO?

Perder peso é um grande desafio que gera muitas dúvidas, então, qual o possível melhor caminho para atingir esse objetivo?



Não é à toa que estamos vivendo um período com maior índice de obesidade no mundo. Vivemos em um ambiente obesogênico e esses fatores ambientais interferem no padrão alimentar dos indivíduos, mas isso é assunto para outro post, vamos atentar ao que podemos fazer para perder gordura.


O consumo de calorias diárias vem aumentando desde a década de 70, e não é de se admirar que o índice de obesidade na população esteja aumentando. A grande informação que temos sobre as dietas da moda e exercícios milagrosos só vem prejudicando cada vez mais.


A internet fornece uma chuva de informações infundadas, tentando atrair as pessoas pelo desejo de emagrecer rápido, mas não se engane, ‘emagrecer’ e ‘rápido’ são duas palavras que, juntas, não combinam.


O problema não é você. A perda de peso é um processo lento e complexo. Não dá para ter uma receita simples e rápida, mas o desejo do imediatismo lhe faz cair nessas “furadas” do emagrecimento.


Temos na internet uma grande variedade de mensagens atraentes prometendo fazer você perder peso rápido e sem sacrifício. Mas a realidade é que mais de 80% das pessoas que fazem esse tipo de protocolo, recuperam o peso novamente e, em alguns casos, ganham até mais peso do que o que tinham quando iniciaram, ficando nesse eterno processo “ioiô”.


Você precisa entender que o melhor método de emagrecimento é: um método realista! Reflita: “Você passou a vida inteira sem se preocupar com sua saúde e seu corpo, aí depois de tanto tempo você acha que vai resolver seu problema em um mês?” O caminho não é por aí.


Mas eu tenho uma boa notícia para você... Perder peso é muito viável, mas não será rápido nem fácil como você gostaria, sinto muito em ser honesto, mas a verdade precisa ser dita.



Qual a solução para a perda de peso?


“Existe um melhor exercício para emagrecer?”

Essa é uma das perguntas que me fazem diariamente e eu poderia falar de uma forma mais complexa, que parecesse bem inteligente, mas, na verdade, a resposta correta é: “DEPENDE!”


Imagino que você deve ter se decepcionado achando que eu responderia que seria uma corrida, ou bike, ou Crossfit etc. Mas colocar a responsabilidade do emagrecimento, um processo que é tão complexo, em apenas um único exercício ou até mesmo em uma única estratégia, seria subestimar a complexidade.


Se fosse algo tão simples, não estaríamos vivenciando um período com elevadíssimo crescimento da obesidade.



Ok! Não tem exercício, mas quanto de intensidade é melhor?


De acordo com a literatura, não existe recomendação única entre treinos moderados e intensos, porque ambos podem causar perda de peso. No entanto, treinos regulares com a intensidade certa de acordo com a modalidade de treino, frequências e demais variáveis, vão fazer você se manter na dieta e essa constância vai fazer você perder peso de forma satisfatória.


Assim como não existe um melhor exercício, também não existe um melhor treinamento para a perda de peso. É evidente que o treino feito da forma certa é crucial para o emagrecimento, mas outros fatores também são importantes como o bem estar físico, mental, intelectual, emocional, social, espiritual etc.





Então, por que devemos ter treinos individualizados?


Cada pessoa perde peso de forma diferente, alguns com mais facilidades do que outros, e as estratégias são determinadas de acordo com a rotina e nível de atividade física de cada um.


Para uma pessoa que tem o costume de ingerir 3000kcal por dia e precisa perder peso, o fato de diminuir as calorias diárias não irá surtir tanto efeito se não estiver treinando com a intensidade correta, isso ocorre porque o nosso corpo entra em estado de adaptação, é o que chamamos de teoria do ponto de ajuste.



O que é a Teoria do Ponto de Ajuste?


Existe uma linha base predefinida pelo nosso DNA, à medida que perdemos peso, o corpo sofre modificações e tenta equilibrar esse ajuste, é como se o corpo dissesse: “Opa, tem alguma coisa estranha, estou perdendo muito peso e preciso equilibrar isso, vou liberar alguns hormônios para aumentar a fome e compensar essa perda”.


Viu só?! Parece besteira, mas é preciso ter estratégias realistas para evitar esse processo, e também não adianta apenas aumentar o déficit, porque você pode entrar em um platô, e o reganho vem de forma desacelerada, o que acontece muito com tentativas de soluções rápidas de forma generalizada para a perda de peso.



Mas como deve ser uma estratégia para a perda de peso?


A melhor estratégia para a perda de peso, sem dúvidas é adotar uma rotina de treinos e dieta de forma saudável, realista e atraente, transformando tudo isso em seu novo estilo de vida.


“Nossa Leo, mas é só isso?”


E você acha pouco? É preciso mudar seu comportamento e isso é um processo lento e gradativo. No mundo do emagrecimento, as palavras ‘rápido’ e ‘fácil’ não combinam na mesma frase. É preciso ter paciência, porque o processo é lento, mas constante. É assim que você consegue atingir seu objetivo final.


Encerrando...


Use sua motivação para se concentrar em como você vem se sentindo com a mudança comportamental. Não fique se comparando e nem procurando de imediato uma mudança na sua aparência.


Os primeiros sinais que verá serão:

  • Melhora na qualidade do sono

  • Diminuição da ansiedade

  • Melhor resistência cardiovascular

  • Menores dores articulares

  • Mais força e disposição no seu dia a dia.


Só peço que confie em mim quando digo que a consistência e o Hard Work (trabalho duro) serão seus aliados no emagrecimento. Não existe pílula mágica, nem gel redutor.


O que sempre falo para os meus alunos é:

“Quer emagrecer? Treine mais e reclame menos!”


Leo Domingos

Personal Trainer VegFitness

50 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page