top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

RECONECTANDO COM A NATUREZA

Reflexão dos estudos do Módulo 2 da Dimensão Visão de Mundo do Curso Design Para Sustentabilidade do Gaia Education, que apresenta o tema 'Reconectando com a Natureza'.



Parar para refletir sobre o quanto há de realidade fora do alcance da minha percepção é praticamente uma reflexão ad aeternum, que traz uma tempestade de pensamentos e diversos questionamentos – sem exatas conclusões! Mas, por outro lado, permite-me uma belíssima expansão da consciência, fazendo-me enxergar com cada vez mais carinho e clareza, a beleza da interexistência.


Acredito que a nossa Visão de Mundo e nossos sistemas de valores moldam a maneira como nos relacionamos uns com os outros e com o resto da comunidade da vida, e quando atrelamos nossa consciência superior em um contexto ecológico e cosmológico, uma série de coisas acontecem; é aí que percebemos a infinita realidade além do alcance da nossa visão, uma realidade sábia, que se revela através da voz da Natureza.


Aprender a ouvir e se instruir com o mundo natural, e reconectar a humanidade com a comunidade maior da vida, da qual depende o nosso futuro, está no cerne da transição para uma presença humana mais sustentável na Terra, e é justamente trabalhando em parceria com a força dos elementos, dos animais, das árvores, da terra e das estrelas, que renovamos nossa relação conosco, com os outros e voltamos a nos tecer junto à trama da vida. Dessa forma, vejo a energia do amor e do respeito por TUDO e por TODOS como o segredo para a regeneração e para a felicidade genuína de todos os seres.


Como bem visto durante o estudo desse módulo, para superarmos a crise planetária de percepção, que está no centro da crise ambiental, econômica e social de hoje, temos de superar individual e coletivamente a ilusão generalizada de que nosso "Eu" está separado da totalidade da existência.




Sendo assim, se o mundo é consequência de uma interação participativa entre nós e a Natureza, a realidade não depende da vontade humana; tanto é que muitos dos aspectos da atual crise de insustentabilidade têm sido causados pela falta de reconhecimento de nossa profunda interdependência com a comunidade da vida como um todo.


Pensando sobre isso, registro uma passagem do módulo que diz:


“Teria sido melhor aceitar o conselho de Leonardo da Vinci e nos tornarmos aprendizes humildes da Natureza ao invés de tentar prever, manipular e controlar os processos naturais para o nosso benefício no curto prazo e para o prejuízo no longo prazo das futuras gerações e da vida na Terra.”

Diante dessa perspectiva participativa do nosso interser com o mundo, aspiro que minha existência seja uma experiência profunda e inspiradora. Desejo que através das ações possa contribuir para a construção de uma cultura de paz e compreensão, pois acredito que, mesmo que a realidade não dependa exclusivamente de nós, podemos ser uma poderosa força de transformação e, como ensina o TQR, começo todos os dias pela gratidão.


Reconheço minha profunda relação entre “eu” e “mundo”, e nessa caminhada da vida assumo plenamente o meu poder de me tornar um agente de mudança positiva neste mundo.


Em evolução...


Taiara Desirée



27 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page