top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

TRANSFORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA

Reflexão dos estudos do Módulo 3 da Dimensão Visão de Mundo do Curso Design Para Sustentabilidade do Gaia Education, que apresenta o tema 'Transformação de Consciência'.



Mais que um estudo, uma experiência INSPIRADORA E TRANSFORMADORA...


Identifiquei-me bastante com todo o conteúdo deste módulo; são temáticas que sempre me interessaram, algumas abordagens eu já conhecia, outras foram um verdadeiro presente, uma boa surpresa.


Há muito, sigo o mesmo pensamento do Stanislav Grof de que “há religiões sem espiritualidade e há espiritualidade sem religião”, para mim, quem é de luz, não mostra a sua religião, mas o seu amor. Então, sempre cultivei a minha espiritualidade independente de religião, porém, após iniciar os meus estudos no GEDS, muitas citações me inspiraram a conhecer o Budismo, e no dia 27 de abril deste ano busquei um Centro de Estudos Budistas na minha cidade (CEBB João Pessoa) para me aproximar dos ensinamentos dessa religião, o Dharma, que, de imediato, me encantou.


Desde então, passei a meditar e tenho essa prática como parte da minha vida. Hoje, inclusive, faço parte da Mandala o CEBB JP, pratico ações voluntárias, interconecto os ensinamentos e práticas com todos os aspectos da minha vida e trabalhos. Uma das práticas meditativas que mais me encanta é a meditação na Natureza, sinto-me ainda mais conectada com as diversas formas de vida e com o todo maior, ao estar em silêncio na Natureza, pois como já bem ensinou o monge Thomas Keating:


“A primeira língua de Deus é o silêncio. Tudo mais é uma tradução”.



Pratico a Meditação Silenciosa em diversos momentos dos meus dias e essa prática tem me transformado como ser humano, pois acredito que a Realidade Suprema pode ser vivida não através de práticas religiosas, mas também através da natureza, da arte, das relações humanas e do serviço aos outros, e isso tem tudo a ver com as três dinâmicas evolutivas propostas por Tom Atlee: integro-me com toda a diversidade; alinho-me constantemente com a realidade e mantenho meu interesse próprio enraizado no bem-estar do todo e de todos os seres.


Sinto-me imensamente grata pela oportunidade desse aprendizado que está transformando ainda mais a minha consciência e por ver tantas ações benevolentes espalhadas pelo Mundo, como disse Jeremey Rifkin:


“A Era da Razão está sendo eclipsada pela Era da Empatia" (2010).

Poderia citar inúmeras passagens do módulo que me inspiraram e me fizeram embarcar numa profunda reflexão, poderia citar inúmeras práticas e aprendizados diários que tenho obtido com a Meditação, mas vou concluir com a convicção de Albert Einstein de que “nossa tarefa deve ser ampliar nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza”, pensamento que ressoa com minha percepção de sustentabilidade - como um verdadeiro equilíbrio entre coração, mente, corpo e espírito!


Em evolução...

Taiara Desirée


32 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page