eco-vegan lifestyle

  • Sarah Mendonça

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE VITAMINA B12

Aprenda com a Nutricionista Sarah Mendonça



A vitamina B12 também conhecida por cianocobalamina, é uma vitamina muito importante para o funcionamento adequado do nosso organismo, pois, está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e atua diretamente no sistema nervoso central, auxiliando na formação dos neurônios. Portanto, recomenda-se que toda a população deveria realizar exames periódicos para avaliar a necessidade de suplementação.


Inclusive o Instituto de Medicina dos Estados Unidos recomenda que pessoas com idade superior a 50 anos de idade utilizem suplementos de vitamina B12, pois, cerca de 30% da população apresenta deficiência.



Como avaliar a deficiência de Vitamina B12?


A partir da realização do exame bioquímico de Vitamina B12 sérica e através da avaliação clínica. Nesse caso, quando o indivíduo apresenta dificuldade de raciocínio, fadiga frequente, indisposição para os treinos, dormência nos membros inferiores, dentre outros.


Na minha prática clínica, 90% dos pacientes veganos ou vegetarianos apresentam os sintomas clínicos quando os níveis de vitamina B12 estão reduzidos.



Como realizar a suplementação de Vitamina B12?


É necessário a realização do exame bioquímico para termos dimensão do estoque atual, e a partir disso, mensurar qual a dosagem recomendada e o tempo de tratamento.


Vale salientar que a suplementação de Vitamina B12 é proveniente de cultura de bactérias em laboratório. Conferindo garantia em estarmos utilizando uma suplementação livre de animais. É importante avaliar o tipo de cápsula que estará presente na formulação. Prescrevo cápsulas de origem vegetal ou sintética, assim, asseguramos uma formulação segura.



Qual a recomendação de suplementação de Vitamina B12?


Os estudos mostram que as doses usuais (2,4 mcg) não são capazes de manter o estoque de Vitamina B12. Doses acima de 100 mcg são ideais para manutenção.

O estoque refere-se a dosagem superior a 500 pg/mL. O ideal será uma dose de manutenção, que tem como objetivo retardar/prevenir a redução do estoque.


Inúmeros fatores podem interferir a absorção da Vitamina B12, como o uso de medicamentos (Ex: metformina), cortisol elevado, problemas gastrointestinais. Logo a suplementação se torna algo totalmente individualizado. Sendo necessário, avaliar a rotina do indivíduo para termos dimensão de absorção. E fortalecendo o pensamento que o consumo de carnes e demais proteínas animais não garantem níveis ideais de Vitamina B12.



Quais são as fontes de Vitamina B12 no estilo de vida Vegano?


Nenhum alimento de origem vegetal será considerado uma fonte segura de Vitamina B12. Apesar de algumas algas e alimentos fermentados apresentarem em sua composição. Entretanto, a sua apresentação será análoga ao organismo (o organismo não é capaz de absorver).


Alguns produtos industrializados serão enriquecidos com Vitamina B12. Como bebidas (leites) vegetais, cremes, proteína em pó, queijos veganos, iogurtes veganos dentre outros. Entretanto, estudos mostram que mesmo diante desses produtos, em uma rotina 100% vegana será necessário a suplementação à parte.


Importante salientar que a suplementação deverá ser realizada de forma individualizada.



Sarah Carneiro Mendonça

CRN 13572 Nutricionista Vegetariana, Vegana e Esportiva

Instagram: @sarahmnutri

Email: nutrisarahm@gmail.com

Contato Consultório: (83) 98884-7676



Fontes:

Guia alimentar de Dietas vegetarianas para adultos. Departamento de Medicina e Nutrição. Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). São Paulo. 2012

HENRY, J.B. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. 2° edição. São Paulo: Manoela Ltda. 1999. P. 621-5.

NEVES, L. B. et al. Homocisteína. J. Bras. Patol. Med. Lab. V. 40, n. 5. P. 311-320. 2001.


#VitaminaB2 #suplementação #CondutaNutricional #Veganismo #Evidências

57 visualizações0 comentário