top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

VISÕES DE MUNDO HOLÍSTICAS - GEDS VISÃO DE MUNDO

Atualizado: 28 de out. de 2019

Reflexão dos estudos do Módulo 1 da Dimensão Visão de Mundo do Curso Design Para Sustentabilidade do Gaia Education, que apresenta o tema 'Visões de Mundo Holísticas'.


INSPIRADOR... É assim que considero o primeiro módulo desta Dimensão do GEDS, que está ampliando a minha ‘Visão de Mundo’, que, por sua vez, vem sendo radicalmente expandida através das diversas experiências que venho vivenciando de maneira sensível ao longo dos últimos anos. 


É difícil definir o ponto que tenha ‘alterado’ a minha perspectiva, pois como ensina a Ciência da Totalidade difundida por Goethe, é preciso "ouvir o espírito do mundo dentro da profundidade do trabalho da natureza"; quando despertamos esse olhar, compreendemos que há uma infinidade de elementos experimentais, intelectuais, poéticos e intuitivos que impulsionam nossa transformação.  Porém, observando carinhosamente o meu passado, percebo que minha maior mudança começou em 2015, quando saí da zona de conforto e me dei a oportunidade de residir fora do país para aprender com uma nova cultura, sem nenhuma ajuda financeira, sem muitos recursos, disposta a abrir mão do que “tinha” para vivenciar o desconhecido.  


Confesso que as dificuldades e desafios acentuaram o meu lado altruísta e, desde então, venho mudando acelerada e constantemente a minha presença humana na Terra. Hoje, tenho uma vida mais minimalista, sem nenhum apego material, mais sustentável, com hábitos regenerativos, e pautada em escolhas que respeitam todas as formas de vida. Neste processo de mudança, tornei-me vegana e venho alinhando minha vida aos ensinamentos budistas, instruindo meu corpo, mente e espírito dia após dia, aspirando ser a mudança que quero ver no mundo. 


Acredito que para mudar um paradigma dominante é preciso cultivar uma visão poética como um verdadeiro e eficiente símbolo da maravilha e do mistério da natureza, é necessário ter um coração inteiramente aberto, um pensamento livre, ser curioso, questionador e, acima de tudo, sensível e intuitivo, aceitando a interdependência e se nutrindo da maravilha do inter-ser. 



Como disse John Wheeler, há mais de uma década, “é preciso cancelar essa palavra antiga ‘observador’ e colocar em seu lugar a nova palavra ‘participante’" (Capra, 1991, p. 141), afinal, o universo é participativo, a vida é muito mais um triunfo de cooperação e criatividade do que uma luta competitiva pela sobrevivência (Capra, 1996, p. 238). É co-criando que se edifica um mundo mais justo, sustentável e regenerativo para todos os seres que habitam a Terra, e é com esse pensamento que sigo caminhando.


Hoje, posso afirmar que nada me faz viver com incerteza; prefiro me apoiar na CERTEZA de que “nossa visão de mundo e nossos sistemas de valores moldam a maneira como nos relacionamos uns com os outros e com o resto da comunidade da vida” e, assim sendo, prefiro acreditar na felicidade genuína, na força da paixão, dedicação, inteligência e sabedoria coletiva, na Blessed Unrest (Inquietação Abençoada) e na magnífica energia positiva que há pelo mundo, pois como bem mostrou Paul Hawken em sua pesquisa, há um movimento lindo de esperança que permeia a humanidade, praticado por milhares de pessoas que estão usando a imaginação, convicção e resiliência para realizar verdadeiros milagres diários de redefinir o nosso relacionamento com a Mãe Natureza e com todos os outros seres. 


Dedico meu caminho para fazer parte da solução, servindo os fins humanos sem prejudicar a teia da vida e, neste fluxo, sempre que possível, seguirei inspirando, encorajando, conectando, apoiando e treinando pessoas a desempenhar o seu papel na restauração natural de seus próprios ambientes através da evolução do modo holístico de consciência. 


É tempo de reconexão!


Taiara Desirée


30 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page