top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorAmanda Dutra

YOGA PARA ALÉM DO TAPETINHO

Saiba como e por que fazer do Yoga o seu estilo de vida.



Todo mundo já ouviu falar o quanto praticar yoga pode ser bom para flexibilidade ou para relaxar. Tido normalmente como “atividade física” leve e simples, o Yoga é, na verdade, bastante subestimado na nossa sociedade ocidental. Pouco se fala das condutas éticas basilares, dos métodos de respiração avançados, da meditação enquanto rotina diária, do estilo de vida.

Sim, porque Yoga é, de fato, uma filosofia de vida. Muito menos passiva e mais atuante que se imagina, essa filosofia se expande por cada um dos inúmeros aspectos da vida humana. Ela está na forma como nos comportamos, como falamos, pensamos, agimos e nos posicionamos; está na política, na família, no emprego, na alimentação.

E isso não implica dizer que é preciso se transformar de corpo e alma para praticar algumas posturas diariamente e se desfrutar do bem-estar comum às práticas de Yoga. Pelo contrário, na maioria das vezes, até a prática mais despretensiosa acaba, pouco a pouco, transformando uma vida inteira sem nenhuma pressa ou pressão.



Em seu significado mais puro, a própria palavra Yoga quer dizer união. União de todos os seres, união com o divino, o universo, e também união de corpo, mente e espírito. A prática física, portanto, jamais de isola da mente e espírito. Cada posição reverbera de fora para dentro, como de dentro para fora e propicia, assim, uma evolução contígua de todo o ser.

Fala-se que praticar Yoga apenas no tapetinho é como comer a casca da banana e jogar o miolo fora. Por certo, se o corpo físico já é capaz de se usufruir de tantos benefícios, como flexibilidade, força, equilíbrio etc., a mente e o espírito podem conhecer níveis ainda mais profundos de concentração, serenidade, discernimento e paz, se nos dispormos a isto.

Por isso, a dica de ouro para quem está começando no Yoga ou ainda quer dar o primeiro passo, é: faça aulas – online, em turmas, presenciais, como for possível para você – e busque sempre levar as lições de cada aula para o resto do seu dia. Seja tomar consciência da respiração, seja estar presente no próprio corpo ou esvaziar a mente de vez em quando.

Leve para fora do tapetinho a atenção plena, o autocuidado, o respeito ao próprio tempo e às próprias limitações. Deixe o Yoga fazer parte da sua vida simplesmente ao observar-se com amor e carinho durante todo o seu dia.


Além disso, não deixe de ler, ouvir Podcasts ou assistir documentários a respeito. O Yoga é um conhecimento milenar cada vez mais disponível mundo afora, cabe a nós a sabedoria de absorvê-lo.



Segue abaixo algumas dicas de como aprofundar nesse conhecimento e levar aquela sensação boa do final da prática para seu dia a dia:

  • Documentários

Maris, Cura pela Ioga https://www.netflix.com/br/title/80210602

Meu Dharma https://www.youtube.com/watch?v=4OjqkDghPGg

Hermógenes, professor e poeta do yoga (disponível no Amazon Prime Video)

  • Podcast

O valor da essência, por Sá Souza

  • Livros

Auto-perfeição com Hatha Yoga, por Hermógenes.

Luz sobre o Yoga, por BKS Iyengar.

Os Yoga Sutras de Patanjali.

Se você tiver mais sugestões ou dúvidas, fala comigo!

Namastê,


36 visualizações1 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page