top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorDuda Lemos

É SEMPRE IMPORTANTE LER O RÓTULO ANTES DE COMPRAR UM PRODUTO?

Como as “letrinhas” nas embalagens podem influenciar na sua decisão de compra?


Você está no supermercado, e ao ler o rótulo de um alimento você encontra: ácido málico, bissulfito de potássio, benzoato de sódio, corante INS 338… Você está no supermercado, e ao ler o rótulo de um cosmético ou de um produto de higiene pessoal você encontra: EDTA trissódico, ácido caprílico, tocoferol, BHT… Você está no supermercado, e ao ler o rótulo de um produto de limpeza você encontra: lauril éter sulfato de sódio, alquil poliglicosídeo, álcool laurílico sulfatado…


Você saberia me dizer, o que significa cada uma dessas substâncias descritas nas composições dos produtos que você está prestes a comprar? Saberia dizer se são prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente? Se você tem o hábito de olhar as pequenas letras nas embalagens dos produtos, provavelmente já se deparou em alguma destas situações. E se você não tem esse hábito, é melhor começar a pensar sobre isso.


O comportamento dos consumidores vem mudando rapidamente nos últimos anos, e o questionamento daquilo que se está comprando é algo que se torna cada vez mais comum. Confiabilidade na marca, qual o propósito da empresa e do produto, transparência no rótulo, impacto do produto no meio ambiente, saudabilidade no consumo são fatores que estão moldando os novos hábitos de consumo das pessoas.


A leitura das embalagens e rótulos é de extrema importância e nos orienta sobre o que estamos consumindo, como devemos preparar, utilizar, armazenar e, às vezes, até como descartar. A empresa ou marca por outro lado deve garantir a veracidade das informações descritas.


Para aqueles que possuem algum tipo de restrição alimentar ou alergia à determinada substância, esse cuidado deve ser ainda mais redobrado, para que um consumo inadequado não comprometa a saúde destes indivíduos.


Por isso, vou deixar aqui algumas dicas de como se atentar aos rótulos e escolher produtos de uma forma mais consciente:

  1. Idoneidade da marca: conheça quem fabrica o produto;

  2. Fique atento aos alertas e avisos de consumo: se você tem alguma restrição alimentar ou algum tipo de alergia, verifique se há alguma indicação na embalagem de que o produto não é indicado para você;

  3. Leia a lista de ingredientes: saiba o que compõe o produto e, caso haja dúvidas em relação a algum ingrediente, entre em contato com o SAC da empresa ou marca;

  4. Selos e certificações: verifique se o produto possui algum selo ou certificação que traga uma garantia adicional de que ele atenda às suas ideologias, necessidades e expectativas.


Embora mudar os hábitos num primeiro momento pareça difícil, aos poucos você se acostuma, se torna mais atento em suas compras e passa a perceber no seu dia a dia, os efeitos e impactos de suas escolhas.


Gostou das dicas? Então, boas compras!


Maria Eduarda Lemos @duda_mlemos

Engenheira de Alimentos


31 visualizações1 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page