top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

VOCÊ SABE O QUE É CLOSET CLEANING?


O Closet Cleaning é uma das etapas do processo de criação e/ou manutenção do estilo pessoal, que compreende na análise e diagnóstico das peças do closet.


Closet Cleaning é um termo muito usado nas consultorias de imagem e estilo, que significa, em tradução livre, Limpeza do Armário. Porém, por não se tratar única e exclusivamente de uma limpeza, mas sim de um processo de análise das peças do vestuário e acessórios, prefiro denominar de Etapa da 'Avaliação do Closet'.

Embora eu esteja, constantemente, aplicando esse processo em meu closet, gosto de recomendar que seja feito, pelo menos, a cada quatro ou seis meses. Pois a Avaliação do Closet é uma das principais maneiras de se manter o guarda-roupas atualizado, ajustado ao seu corpo e estilo, além de deixá-lo sempre limpo, prático e funcional, o que, consequentemente, otimiza o nosso tempo na hora de se arrumar e evita gastos desnecessários, pois sabemos exatamente o que temos e o que estamos precisando comprar.

Na Consultoria Design Pessoal, a Avaliação do Closet é feita após várias outras etapas que envolvem um processo de autoconhecimento.

Através da Avaliação do Closet (Closet Cleaning), analisa-se as peças do vestuário e acessórios, para ver o que deve ser mantido, o que vai para doação, o que precisa ser ajustado, o que pode ser reformado e revitalizado, além de se fazer as anotações das peças curingas que estão faltando e das peças estrelas que valem a pena o investimento.

Trata-se de um processo importante na criação e manutenção do estilo pessoal, que merece atenção e que é super gostoso de se fazer, pois muitas vezes passamos a ver com outros olhos uma peça que estava esquecida e que pode ser uma multiplicadora de looks, além de ser um momento em que nos dedicamos a nós mesmos, renovando a nossa autoestima.


Minhas 10 SUPER DICAS para o momento da Avaliação do Closet.

  1. Primeiro é importante saber qual é o seu estilo predominante e secundários, para saber identificar as peças que se adequam a eles. E qual o seu tipo/temperatura de pele e a cartela de cores correspondente para priorizar as peças que lhe favorecem.

  2. Antes de começar o processo, arrume-se como se fosse sair para as compras, esteja bem com a sua imagem, pois isso é importante no momento das provas do vestuário e acessórios. Se você não estiver bem, não irá gostar de NADA que irá provar.

  3. Comece separando as peças que estão velhas, desgastadas ou que não vestem bem em você e coloque para doação ou, dependendo do tipo (roupa íntima por exemplo) ou estado da peça, jogue fora.

  4. Depois separe as peças que você ama das peças que você não usa há muito tempo, ou porque nunca gosta delas ou porque, de fato, não combinam com você.

  5. Vá fazendo pilhas para cada uma delas e depois comece a provar olhando-se de corpo inteiro e de todos os ângulos em um espelho e local bem iluminado.

  6. Imagine-se num provador de uma loja, vendo aquela roupa pela primeira vez. Acredite, isso tem uma influência muito positiva, aguça a sua criatividade e, lembre-se, um dia, por alguma razão, você gostou dela.

  7. Vá separando as peças que precisam de ajustes e anotando em papeis lembretes quais ajustes precisam ser feitos e prenda os lembretes com alfinetes/clipes nas roupas.

  8. Você pode pensar tanto nos ajustes e reformas, como em maneiras de revitalizar a peça, dando uma nova cara para ela. Brinque com a sua imaginação e vá anotando tudo.

  9. Veja as possibilidades de looks para montar com cada peça e até aposte nos acessórios, esse é também um momento de criação. Permita-se esse tempo, seja num final de semana, nas férias ou no feriado.

  10. Por fim, arrume as ‘peças ok’ de volta no seu closet, separe e anote tudo o que precisa ser levado para a costureira; separe o que você não quer e vai ser doado e também não esqueça de anotar uma lista das peças que são essenciais e estão faltando para serem compradas com prioridade. Essa é uma maneira inteligente de consumir.


Ainda há outro processo muito importante seguido da Avaliação do Closet, que é o Closet Organizer (Organizador do Armário), um modo de organização de closet para otimizar tempo e espaço.

Com a Consultoria Design Pessoal, você também aprende todo esse passo a passo para ter o closet inteligente, afinal, tempo vale ouro.

Espero que tenha gostado do post de hoje um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

449 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page