eco-vegan lifestyle

  • Taiara Desirée

ESTAMOS EM DÍVIDA COM O PLANETA: AJUDE A 'MOVER A DATA'


No dia 1 ago. 2018 a Terra esgotou seus recursos naturais do ano. Entenda o que isso significa e como é possível ajudar a 'Mover a Data' da dívida ecológica.


Foto Bloguesia

O Dia da Overshoot da Terra marca a data em que nós (toda a humanidade) usamos mais da natureza do que o nosso planeta pode renovar no ano inteiro.

O relatório mais atual do Global Footprint Network mostra que a pegada ecológica da humanidade atingiu a marca de 2,8 hectares globais (gha), em 2018, a uma capacidade de 1,7 (gha) para a população mundial. Isso significa que são necessários 1,7 planetas para apoiar a demanda da humanidade nos ecossistemas da Terra, ou seja, já ultrapassamos a capacidade de regeneração do planeta.

O estudo ainda revela que o Earth Overshoot Day de 2018 foi atingido no dia 1 de agosto, significando que, a partir dessa data, a humanidade passa a consumir mais recursos naturais do que a Terra pode oferecer para o ano, operando, portanto, em dívida ecológica.

Fazendo uma analogia com nossas finanças, imagine que você possui 120 mil reais para viver durante um ano (10 mil/mês), e ao chegar no dia 1 de agosto, você já tenha consumido toda essa reserva financeira. Para poder sobreviver até o final do ano, você entrará no cheque especial com o banco (natureza), e essa dívida se acumulará pelos próximos anos se você não mudar seus hábitos de vida. E se você continuar vivendo ou gastando do mesmo modo, em um determinado momento o próprio banco não terá como emprestar dinheiro para a sua sobrevivência, porque toda a reserva financeira do banco também foi esgotada.

Também conhecido como o Dia da Dívida Ecológica, para o resto do ano, a sociedade opera na superação ecológica, atraindo estoques de recursos locais e acumulando dióxido de carbono na atmosfera. É exatamente isso que estamos fazendo com o nosso planeta, por isso, o assunto é sério e precisa de atenção!

Desde que o Global Footprint Network iniciou os estudos da pegada ecológica, o primeiro Dia da Overshoot da Terra foi marcado em 21 de dezembro de 1971.

  • Em 1987, caiu para 19 de dezembro.

  • Em 2014, caiu para 19 de agosto.

  • Em 2015, caiu para 13 de agosto.

  • Em 2016, caiu para 8 de agosto.

  • Em 2017, caiu para 2 de agosto.

  • E em 2018, fechamos a conta em 1 de agosto.

A cada ano estamos reduzindo a data, por isso repensar sobre os hábitos de consumo e adotar práticas sustentáveis é dever de todo ser humano, afinal, o meio ambiente é indivisível e, se cada um fizer a sua parte, serão mais de 7 bilhões de pessoas agindo em todo o mundo, isso com certeza terá um impacto positivo.


Vídeo Earth Overshoot Day.

E o que podemos fazer para mudar tudo isso?

Precisamos nos tornar uma sociedade mais sustentável e mudar os nossos hábitos de consumo. Reduzir o lixo e o consumo de eletricidade, água e de produtos supérfluos, dar preferência para energia renovável; cortar o consumo de carne; consumir de produtores locais e se reconectar com o meio ambiente; tudo isso e várias outras atitudes sustentáveis podem colaborar para que possamos mover a data cada vez mais pra frente.

Existem muitas soluções nas quatro áreas principais (cidades, energia, alimentação e população) para melhorar a sustentabilidade e mover a data do Overhsoot Day para frente. Veja mais acessando www.overshootday.org.


Imagem do site Earth Overshoot Day.

Como você vai #MoveTheDate? Dê o primeiro passo hoje!

Veja nos links abaixo algumas dicas da ONG Global Footprint Network:

Estou sempre buscando melhorar o meu estilo de vida para colaborar com a #movethedate. Sou vegana, evito desperdícios, separo e reciclo meu lixo, simplifiquei o meu guarda-roupa, pratico upcycling, reuso, faço doações, inicio conversas sobre sustentabilidade, trabalho e compartilho informações para inspirar outras pessoas a melhorar a cada dia...

E você, já pensou como você vai #MoveTheDate?

Não deixe para amanhã, comece HOJE a salvar o nosso planeta, seja parte da solução e não da poluição.

Estamos juntos nessa...

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

#movethedate #OverhsootDay #GlobalFootprintNetwork #DiadaSobrecargadaTerra #earthovershootday #sustentabilidade #desenvolvimentosustentável #ong #ecosensibilidade #veganismo #sustainable #fashionsustainable #estilodevida #p #planeta #DiadaDívidaEcológica #DiadeSuperaçãodaTerra #modavegana #modasustentável

66 visualizações

2020 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.