eco-vegan lifestyle

  • Taiara Desirée

O INCRÍVEL MUNDO DOS VEGANOS: BATE PAPO COM RICARDO LAURINO

Atualizado: Abr 10


Ricardo Laurino, Presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira [SVB] e autor de dois livros sobre veganismo, concede entrevista exclusiva para o Bloguesia. Entenda sobre esse incrível estilo de vida.


Desde criança tenho um amor muito grande pelos animais mas, infelizmente, vivi uma vida como fomos acostumados parecer "normal". Porém, há cerca de 4 anos, após algumas experiências que a vida me ofertou, comecei a repensar meus hábitos de consumo e passei a diminuir consideravelmente o consumo de carne, até que em junho deste ano, após pesquisar mais sobre o veganismo e assistir a documentários sobre a realidade que o mercado não nos mostra, decidi ser vegana e posso garantir - com TODA CERTEZA - que foi a melhor escolha da minha vida.

É importante dizer que veganismo não é dieta, mas uma filosofia de vida baseada na ética e no respeito pelos animais e, ao contrário do que muitos pensam, não senti nenhuma dificuldade, mas sim uma imensa felicidade em adotar hábitos que me fazem bem, mas, PRINCIPALMENTE, que permite salvar e libertar tantos animais do sofrimento, além de ser ambientalmente sustentável.

Em poucos meses, já puder experimentar uma explosão de sabores que até então não conhecia, ampliei o meu cardápio e passei a consumir apenas produtos de origem natural, vegetal, orgânicos, sem aditivos químicos, ou seja, eco-friendly e cruelty-free, o que também é extremamente benéfico para a minha saúde...

Posso dizer que o veganismo nos liberta das armadilhas do consumo, passamos a ver tudo a nossa volta com mais amor, e o desejo de fazer cada vez melhor pelos animais e pelo nosso planeta, motiva-me a dedicar a minha vida a defender e a disseminar essa causa.


Aposto que vocês já têm algum[a] amigo[a] vegetariano[a] ou vegano[a], então, pensando em trazer informação para desmitificar ainda mais esse estilo de vida, trouxe para o bate papo de hoje um convidado especial que tem muito para compartilhar conosco sobre o veganismo.

O Ricardo Laurino é vegano, empresário, consultor empresarial, apresentador [quadro na Rádio Transamérica e programa no youtube], coordenador da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, palestrante, autor dos livros “O Último Teste” e "A Última Morte", além de ser o Presidente da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, que foi fundada em 2003 com a finalidade de promover o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável, sustentável e socialmente justa.

Então vamos conferir o bate papo com o Ricardo e conhecer um pouco mais sobre o incrível mundo dos veganos.


BATE PAPO COM O RICARDO LAURINO

TAIARA: Olá Ricardo, obrigada por aceitar o convite e por sua presença aqui o Bloguesia, seja bem-vindo. Para começarmos o nosso bate-papo sobre o veganismo, gostaria que você deixasse a sua explicação para os leitores sobre o que significa e a importância de ser vegano.

RICARDO: Antes de mais nada, é um prazer ter esse bate papo com vocês.

Existem vários motivos que podemos destacar para indicar a importância do veganismo. Por ser um movimento que tem como objetivo uma postura de respeito genuíno em relação aos animais é natural que o primeiro destaque que podemos apontar é o fato de o veganismo nos dar a oportunidade de atender a um impulso natural que todos temos de sermos juntos e compassivos para com os animais. Isso é algo que a maioria esmagadora das pessoas compartilha, entretanto, por uma herança cultural muito forte, temos a impressão de que é difícil largarmos antigos hábitos e costumes. O segundo ponto é a consequência imediata que essa postura traz consigo: a redução do impacto ambiental que nossas escolhas carregam e, no caso, não há nada que você possa fazer em seu dia a dia que tenha maior efetividade para o meio ambiente do que deixar de consumir produtos de origem animal. O terceiro é a tendência de se melhorar a própria saúde, já que diversos estudos demonstram como a adoção de uma alimentação a base de produtos de origem vegetal traz enormes benefícios.

TAIARA: Agora conta um pouco como você se tornou vegano e como foi o processo de mudança para esse estilo de vida que é tão lindo e libertador.

RICARDO: Eu tinha costumes muito parecidos com o que é visto como "normal" nos dias de hoje, mas sempre trouxe comigo um questionamento quanto a como o ser humano lida com os animais, e foi assim, avaliando minha postura e minhas escolhas quanto ao meu alimento, meu vestuário, meus lazeres etc., além de me informar com grandes pensadores do movimento, que eu costumo chamar de "movimento pelo amplo respeito aos animais", que cheguei à conclusão de que o veganismo era irresistível, pois atendia essa minha inquietação com os animais, ajudava minha saúde e contribuía com o meio ambiente.


TAIARA: O seu primeiro livro chamado “O Último Teste” apresenta uma triste realidade por trás da indústria que testa em animais, expondo fatos que são ignorados pela maioria das pessoas e que precisam ser urgentemente combatidos. Conta um pouco sobre a obra e como surgiu a ideia de escrevê-la.

RICARDO: Eu leio muitos materiais documentais sobre o assunto, mas me perguntava se uma pessoa que não tinha interesse sobre o tema, teria a iniciativa de ler questões tão importantes a respeito dessa terrível e injusta prática, que é o uso de animais em pesquisas. Então, resolvi escrever uma obra de ficção, com personagens retratando, em seus percursos na história, as diversas dúvidas, certezas e questões que o tema traz. Com uma trama bem instigante e uma história intensa, procurei convidar pessoas que não se interessam sobre o tema a ler uma obra que pode ser interessante, não apenas no que diz respeito ao conteúdo em si, mas em sua proposta de entreter também. Parece que deu certo, pois muita gente gostou e pediu a continuação.

TAIARA: Você lançou recentemente o seu segundo livro - “A Última Morte”, conhecido por ter um enredo de tirar o fôlego desde a primeira linha e que narra uma história ocorrida cinco anos após os eventos da obra O Último Teste. O que os leitores podem descobrir por trás da Última Morte?

RICARDO: Se no livro O Último Teste eu testei a fórmula de criar uma trama pra que a questão do uso de animais em pesquisas fosse abordada, no livro A Última Morte, eu levei esse formato a um novo patamar. Com uma história vibrante, densa e tensa, toda a questão do veganismo e nossa relação com os animais foi exposta de maneiras diversas, com grandes interrogações e elementos que fazem todos se identificarem, de alguma forma, com os acontecimentos do livro. E com um detalhe, as histórias são uma continuidade, mas não dependentes entre si, logo, o leitor consegue ler A Última Morte, sem perder-se na leitura.


TAIARA: Você dedica a sua vida para salvar e libertar os animais... Como Presidente da SVB você tem uma grande missão em disseminar o veganismo no Brasil, as conquistas são notáveis e o crescimento do número de adeptos também. Nos últimos anos, como tem sido o comportamento dos “leigos” em seus primeiros contatos com o assunto?

RICARDO: Por ter entrado nesse movimento há muito tempo posso dizer que, com certeza, uma situação se modificou: a curiosidade a respeito do tema. Anos atrás, falar de veganismo causava repulsa para as pessoas, hoje existe uma boa vontade em si, pelo menos, conhecer um pouco mais, experimentar um novo produto ou alimento. Isso vem fazendo com que os próprios não veganos impulsionem o mercado, fazendo com que tenhamos um círculo virtuoso, onde mais produtos são lançados, mais ao alcance das pessoas ficam esses produtos e outros vão conhecendo, via curiosidade e acesso facilitado.

TAIARA: O Vegfest é o maior evento vegano da América Latina e a última edição realizada em setembro deste ano foi um recorde de participantes. Conta um pouco sobre a proposta do evento e o que a galera poderá encontrar na próxima edição.

RICARDO: É difícil falar do Vegfest e transmitir o que ele representa para quem participa. Não há uma pessoa que passe pelo evento sem que se emocione, sem que saia cheia de informações novas e científicas, sem que saia entusiasmada para mudar sua postura e escolhas, ou aprofundá-las. É uma experiência incrível em uma imersão de 4 dias com mais de 100 palestrantes e milhares de participantes. Ainda que tenhamos tudo isso, feira vegana com dezenas de marcas e produtos, inclusive lançamentos, atividades culturais, esportivas, festa... nada se compara com a energia que o Vegfest consegue transmitir para seus participantes. O próximo já tem data marcada: 10 a 13 de outubro/2019 em Brasília.

TAIARA: Através das suas experiências e aprendizados com o veganismo, qual mensagem você gostaria de deixar para o mundo?

RICARDO: A mensagem é a mais simples e previsível possível. Todos nós queremos um mundo mais pacífico, queremos ter mais saúde e um meio ambiente preservado pra todos. Como não levar em conta o veganismo, atendendo a essa vontade de sermos compassivos com os animais, melhorar nossa alimentação e, sem esforço algum, termos a melhor atitude para o planeta? A minha missão é encorajar as pessoas a fazerem de suas próprias expectativas em relação a esses pontos, atitudes reais, atitudes essas que estão ao alcance de todos.

E para quem ainda tem o velho pensamento que falar sobre veganismo é besteira ou hipocrisia. Vale a pena assistir ao vídeo a seguir, apresentado pelo Ricardo Laurino, no Canal Vegflix.


O Ricardo também lançou, recentemente, uma música com letra vegana. Intitulada "Olhos de Guerra", a composição tem o grande propósito de mostrar ao mundo a razão de considerar o veganismo... Assista abaixo:


Chego ao fim de mais uma entrevista com o coração cheio de alegria, por compartilhar com vocês trabalhos incríveis e pensamentos tão nobres de pessoas que vivem pelo bem do próximo. Agradeço ao Ricardo por aceitar o convite e desejo ainda mais sucesso nessa sua fantástica caminhada.

Por fim, quero terminar esse post fazendo um pedido: Considerem o veganismo! 💚 Não há razão para ter "medo" de um estilo de vida que só faz bem a você, aos animais e ao nosso planeta. Compartilhe com as pessoas queridas e vamos aumentar essa corrente do bem, afinal, respeitar os animais é a coisa mais gostosa que tem.

Não deixem de acompanhar o Ricardo Laurino pelo Instagram @ricardolaurino e de acessar o site da SVB https://svb.org.br/ para ficar por dentro de tudo.

Taiara Desirée

#RicardoLaurino #VegFest #SociedadeVegetarianaBrasileira #veganismo #batomvegano #vegetariano #vegfest #Oúltimoteste #Aúltimamorte #svb #animais #sustentabilidade #crueltyfree #ecofriendly #livros #escritor

61 visualizações

2020 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.