eco-vegan lifestyle

  • Amanda Dutra

O YOGA EM SENTIDO AMPLO

Entenda porque talvez você já pratique Yoga sem nem saber.



Muito da filosofia do Yoga que conhecemos hoje se baseia no seu texto mais antigo: Os Yoga Sutras de Patanjali. Conhecida como a primeira obra onde foi sistematizado e descrito todo o sistema do Yoga, ela traz consigo uma descrição bastante didática do que chama de “caminho do yoga”. Nele, são enumerados 8 Passos:


Yamas (condutas externas), Niyamas (condutas internas), Asanas (posturas psicofísicas), Pranayamas (técnicas respiratórias), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (iluminação).


Os ásanas, de acordo com Patanjali, configuram apenas um dos passos em busca da Iluminação yogi - estado de graça e libertação completa de um indivíduo. Por isso, pode mesmo ser que você já pratique yoga em suas demais facetas, quando:


  • Você busca intuitivamente respirar de maneira mais consciente quando sente que precisa manter a calma, lidar com a ansiedade, o medo ou a raiva. Isso é Pranayama.

  • Num ambiente natural, você se percebe com a mente quieta, apenas contemplando a paisagem. Isso é Dharana.

  • Você tem disciplina nos seus hábitos saudáveis e nos seus projetos de vida. Isso é o Nyiama de Tapas.

  • Você tem uma alimentação que não causa dor ou violência a nenhum ser na Terra. Isso é o Yama de Ahimsa.

  • Seus relacionamentos são saudáveis, seus sentimentos são livres e sua postura é humilde. Isso é Aparigraha.


A execução de posturas psicofísicas (os ásanas), de fato, constitue um propulsor valiosíssimo no processo de evolução do Yoga, mas cada ser humano tem o seu próprio tempo para se conectar consigo mesmo, com todos os seres e com o universo.


Os aplicativos de meditação, por exemplo, são amplamente aceitos e difundidos na nossa sociedade moderna ocidental e um estudo de 2018 (Bostok et al.) já comprovou que essa prática traz melhor qualidade de vida, aumento do bem-estar e diminuição do estresse relacionado ao trabalho.


Por isso, reconhecer que, de uma forma ou de outra, o yoga já permeia sua própria realidade de vida, pode ser um despertar vital no caminho do Yoga moderno.


Se permita ser cada dia mais consciente sobre o seu processo, e desfrute dos benefícios multifacetados desse universo tão amplo.


Namastê,

Amanda Dutra

@amandadutras

amandadutra.com


#yoga #yogamoderno #meditação

30 visualizações0 comentário

2020 POR TAIARA DESIRÉE - CNPJ 26.259.889/0001-10 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.