top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorIsabella Muniz

SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA

Dicas para a transição da consciência ecológica.



Sustentabilidade é um tema bastante em voga atualmente, nas últimas décadas este assunto vem ganhando crescente visibilidade. Afinal, chegamos a um período histórico que não permite mais consumirmos recursos desmedidos do planeta. A humanidade engajada em uma visão de progresso econômico esqueceu-se de tudo a sua volta, em visão do lucro, permite o abatimento em massa de animais, florestas inteiras e todas as formas de vida que ali se encontram em busca de fomentar o mercado consumidor.


No entanto, vemos uma disfuncionalidade imensa neste modo de vida, pois opera destruindo o próprio habitat. Na ilusão da separatividade entre nós e o ecossistema existente, os humanos se colocam como seres superiores, causando um enorme desequilíbrio no funcionamento terrestre. À medida que resgatarmos o senso de pertencimento e coletividade entre todos os tipos de vida no planeta, viveremos em mais harmonia com os ciclos naturais, partilhando os excedentes e vivendo com abundância.




Podemos observar que o sistema atual é insustentável tanto em esferas econômicas, quanto sociais, políticas e pessoais. É necessário cada um de nós tomarmos responsabilidade de nossas ações e transformar nossos hábitos.


Para isto, irei introduzir os “3 Rs da sustentabilidade” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), como ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável. Vemos a seguir:


1 - Reduzir: consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, o objetivo é comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios, adotando um consumo não apenas com consciência ambiental, mas também econômico. Exemplos de atitudes que visam à redução do desperdício são: uso racional da água, economia de energia elétrica e de combustíveis.


2 - Reutilizar: quando um produto é reutilizado, este é reaproveitado na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso. Assim, papéis, por exemplo, podem ser utilizados em blocos de rascunho ou garrafas podem se tornar objetos de decoração.


3 - Reciclar: A reciclagem envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima para produção de novos materiais com finalidades diversas.



A partir disto, é relevante pensar nossa relação de consumo, realizando a transição para o consumo consciente, sem excessos, buscando suprir apenas o necessário. Algumas reflexões antes de comprar ajudam, como por exemplo: qual a durabilidade deste produto? A qual função ele irá servir? É realmente indispensável obtê-lo? Quais alternativas de marcas que utilizam de materiais biodegradáveis/veganos/ecológicos? Neste último caso me refiro a sapatos, roupas, cosméticos, produtos estéticos.


Portanto é estarmos dispostos a realizar uma mudança de cada vez, como um “trabalho de formiguinhas”, requer transformação do pensamento e do comportamento. Quando você começa um movimento é capaz de movimentar tudo ao seu entorno, você vai começar a inspirar as pessoas e perceber que não é tão difícil assim.


Deixo aqui alguns dados que possam te impulsionar a esse movimento: no Brasil são descartados 250mil toneladas de lixo/por dia, 52% não recicláveis, 48% reciclável. Seu lixo vai para aterros, lixões ou o mar.


Te convido a ser a mudança que queremos ver no mundo! Milhares de pessoas já fazem parte destes movimentos: lixo zero, permacultura, regeneração, veganismo, redução de plástico, entre outros. Escolha algum que possa introduzir em seu dia a dia, assim já colabora de maneira eficiente e consciente para a transição da consciência ecológica do nosso planeta! Vamos juntxs!


Partilhe nos comentários suas reflexões, se fez sentido pra ti, alguma informação que você sabe sobre este tema... Vamos nos nutrir de boas informações!


Com afeto,

Isabella Muniz

ecco.psicologia@gmail.com

28 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page