top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

BATE PAPO SOBRE VISAGISMO COM PHILIP HALLAWELL

Atualizado: 10 de abr. de 2020


Philip Hallawell, criador do Visagismo, concedeu entrevista exclusiva ao Bloguesia.


Recentemente tive a imensa satisfação de ampliar o meu currículo e enriquecer os meus conhecimentos na área da moda e beleza, ao fazer o Curso Completo de Visagismo com Philip Hallawell, o criador dessa arte que hoje é também reconhecida como ciência pela USP.

Já fiz post aqui no Bloguesia contando sobre essa fantástica experiência, mas achei que seria interessante trazer mais sobre o Visagismo através de um bate papo com Philip Hallawell.

Ele aceitou o meu convite e, hoje, é o meu convidado especial para um bate papo que explica um pouco mais sobre o Visagismo e como o Visagista que utiliza os métodos do Philip Hallawell pode ajudar a melhorar a vida do ser humano.

SOBRE PHILIP HALLAWELL

Phillip Hallawell nasceu em São Paulo, em 1951, e teve sua formação escolar na Inglaterra e nos Estados Unidos. Artista plástico de renome internacional, seus trabalhos já foram vistos em mais de 50 exposições. Arte-educador desde 1983, criou e apresentou o quadro Oficina de Desenho no programa Revistinha [TV Cultura, 1989-1991] e a série À Mão Livre - A linguagem do Desenho [TV Cultura, 1994-2002]. Autor dos Livros À mão livre: A linguagem visual; Visagismo: harmonia e estética; e Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza, dirige com sua esposa Sonia, o Centro de Visagismo Philip Hallawell e é conferencista muito requisitado nas aéreas de beleza, estética e artes.


ENTREVISTA

TAIARA: Olá Philip, primeiramente, obrigada pela atenção. Seja bem-vindo ao Bloguesia!

PHILIP: É um prazer estar aqui!

TAIARA: Você se descobriu artista desde criança e foram mais de 30 anos de estudos e pesquisas até criar a arte do Visagismo. Explica aos leitores o que é o Visagismo.

PHILIP: O Visagismo Philip Hallawell é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as melhores qualidades de uma pessoa, com harmonia e estética. O processo envolve a análise do rosto e interpretação do temperamento para estimular a pessoa a refletir sobre o que deseja expressar através da sua imagem e, finalmente, a criação da imagem de acordo com essa intenção.

TAIARA: Nenhum curso no mundo inteiro ensina a linguagem visual e poucos profissionais conhecem a proporção áurea e sabem como criar peso ou leveza na imagem, como funciona a dinâmica visual por meio das linhas, luzes, sombras e cores na adequação da imagem pessoal. O Visagismo engloba tudo isso?

PHILIP: Sim. Todo o processo depende de o profissional ter domínio da linguagem visual, que é o desenho, que não deve ser confundido com o ato de desenhar. A palavra desenho vem de “desígnio”, que significa intenção, portanto, o conhecimento do desenho permite que transforme uma intenção numa imagem com harmonia e estética. Isso é essencial para o processo criativo. Infelizmente, o desenho passou a ser ensinado como regras ao invés de fundamentos e se tornou acadêmico e baseado em fórmulas que inibem a criatividade. Por isso que seu ensino foi abandonado no século XX. Desde 1983 estou ensinando a linguagem visual, primeiro na arte e, agora, no Visagismo.


TAIARA: A imagem pessoal pode revelar as qualidades interiores de uma pessoa ou ocultá-las e isso tem grande influência em diversos aspectos da vida do ser humano. Como o Visagista pode ajudar a pessoa a revelar as suas qualidades através da sua imagem pessoal?

PHILIP: O mais importante aspecto do meu trabalho foi a percepção que a imagem é formada por símbolos arquetípicos, que são símbolos que todas as pessoas de qualquer era ou lugar reconhecem e interpretam da mesma maneira. Linhas, formas e cores são símbolos arquetípicos e estes são processados pelo cérebro emocional, não o racional. O rosto, o cabelo, a maquiagem, os dentes e as roupas são todos formados por esses elementos, que expressam algo específico. Pode ser dinamismo, leveza, delicadeza, tranquilidade ou força, por exemplo. É por isso que as linhas e formas do rosto revelam o temperamento de uma pessoa, sua essência. O Visagista Philip Hallawell faz essa leitura e estimula o seu cliente a refletir sobre quais aspectos quer reforçar ou diminuir, o que consegue através do conjunto de linhas, formas e cores que cria na imagem pessoal. Em outras palavras, a imagem pessoal “fala” através das linhas, formas e cores – mas fala para as emoções, não o intelecto. Como fala para a própria pessoa e o afeta emocionalmente, tem um grande impacto no comportamento, na autoestima e na autoconfiança. E ao falar para os outros, influencia todos seus relacionamentos.

TAIARA: Profissionais de diversas áreas podem aplicar o Visagismo nos seus trabalhos. Em quais áreas esse método já vem sendo aplicado no Brasil?

PHILIP: Começou sendo aplicado ao cabelo e à maquiagem, mas, logo se estendeu para a moda, as sobrancelhas e os dentes. Hoje há esteticistas, dermatologistas, médicos, psicólogos, coaches, arquitetos, paisagistas, artistas e designers o utilizando. E já há pesquisas importantes nas áreas da psicologia e da medicina.


TAIARA: Na moda, como o Visagismo pode ser aplicado? E como uma Consultora de Imagem especialista em Visagismo pode ajudar os seus clientes?

PHILIP: O processo é o mesmo em todas as áreas em que é aplicado e gira em volta da pergunta, “O que você deseja expressar através da sua imagem? ” Consultores de imagem que trabalham com o conceito do Visagismo Philip Hallawell entendem que o estilo de uma pessoa é determinado pelo corte e penteado do cabelo, então estabelecem parcerias com cabeleireiros visagistas. As vestimentas e os acessórios, porém, são o que revelam os valores, princípios e o estilo de vida de uma pessoa e dão riqueza e profundidade ao estilo. Percebem, também, que todos os elementos da imagem – as sobrancelhas, a maquiagem, as barbas e os bigodes e os dentes – têm de estar em sintonia com a intenção da pessoa. Além disso, entendem que a imagem precisa ter aspecto saudável, o que também envolve dermatologistas e esteticistas.

TAIARA: Sendo um talentoso artista e criador do Visagismo que é uma arte que busca revelar o melhor da essência do ser humano. Qual mensagem você gostaria de deixar para o mundo?

PHILIP: Percebo que o mundo, tão materialista e virtual, está precisando de mais humanismo. O melhor do Visagismo Philip Hallawell é que na consultoria olhamos por trás das máscaras para ver o que cada pessoa tem de mais belo. O Visagista Philip Hallawell entra em contato com a essência do ser humano que está a sua frente, aberto e sem preconceitos. Apenas vê uma alma, muitas vezes carente, solitária, insegura, sem autoestima e sem autoconfiança e somente deseja que essa pessoa se reconheça na sua imagem no espelho, que se encontre no que tem de mais belo e que diga “Isso sou eu!”

Agora gostaria de mostrar um vídeo do Philip explicando um pouco sobre o conceito do Visagismo.


Vídeo: Guia Salão Brasil

Espero que tenha gostado da entrevista de hoje e que tenha entendido um pouco mais sobre o Visagismo Philip Hallawell. Não deixe de visitar o site www.visagismo.com.br e também a página do Philip no Facebook para ficar por dentro de tudo.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée


677 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page