top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorRenata Cortella

SAÚDE EM CONSTRUÇÃO. OU NÃO!


Entenda porquê mudar de uma alimentação onívora para baseada em plantas é uma escolha inteligente.



Início de ano traz consigo a reflexão sobre o estilo de vida e as consequências que estão sendo alertadas pelo corpo como cansaço excessivo, sonolência, dificuldade de concentração, alteração intestinal. São inúmeras as manifestações que vão se somando ao longo do tempo e até mesmo doenças já estabelecidas após anos de desequilíbrio.


Uma área vital a ser avaliada é a alimentação. A alimentação baseada em plantas é cientificamente comprovada como a ideal para prevenção e tratamento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças autoimunes e muitas outras. Quando balanceada, ela fornece a proporção necessária de proteínas, carboidratos e gorduras, além de vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos essenciais para o correto funcionamento do corpo!


Mudar de uma alimentação onívora para baseada em plantas é inteligente porque trocamos alimentos extremamente inflamatórios como carnes, laticínios e ovos por alimentos extremamente benéficos e antiinflamatórios. Mas qual o problema de inflamação? Inflamação crônica é base para doença crônica como as que citei anteriormente. Então modulando inflamação, modulamos o estado de saúde e bem estar.



Perceba que alimentação vegetariana estrita (vegana) não é sinônimo de baseada em plantas (plant based diet). Batata frita, farinha branca e açúcar refinados são vegetarianos mas não são saudáveis. Quando falo de alimentação baseada em plantas falo de alimento natural, integral ou minimamente processado, sem ultraprocessados, refinados ou frituras.


Existem outros aspectos do estilo de vida a serem questionados para avaliar a saúde como um todo como nível de estresse, ansiedade, atividade física, lazer. Mas o que você pode começar hoje e que faz inúmeras vezes ao dia? Cuidar da alimentação.


Comece adicionando alimentos vegetais na sua rotina e os de origem animal ficarão sem espaço na saúde que você quer construir.


Reflita: ao longo do dia você está se nutrindo ou inflamando?


Dra. Renata Cortella


62 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page