top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

VEGANISMO NA GESTAÇÃO E EM TODAS AS IDADES: BATE PAPO COM A NUTRICIONISTA SARAH MENDONÇA

A Nutricionista Sarah Mendonça concedeu entrevista exclusiva ao Bloguesia, confira e tire suas dúvidas sobre o veganismo na gestação e em todas as idades.



Conheci a Nutricionista Sarah Mendonça em um evento sobre sustentabilidade que foi promovido pelo Instituto Lixo Zero de João Pessoa, em setembro deste ano. Desde então, passei a acompanhar o trabalho incrível que ela desenvolve e também as dicas e posts que ela compartilha através das suas redes sociais.


Hoje, Sarah Mendonça é nossa convidada especial aqui no Bloguesia para um super bate papo sobre alimentação, veganismo, gestação e muito mais. Vamos conferir?


TAIARA. Olá Sarah, obrigada por aceitar o convite e por sua presença aqui no Bloguesia, seja bem-vinda. Para iniciarmos nosso bate papo fala um pouco sobre você, seu estilo de vida e as coisas que mais lhe motivam...


SARAH. Olá, agradeço o convite e fico super grata por poder contribuir para o Bloguesia.

Sou Nutricionista formada pela UFPB e Pós Graduada em Nutrição Esportiva. Após formada tive a oportunidade de trabalhar em várias áreas da Nutrição (Hospitalar, Produção e Marketing), mas foi na área Clínica que me encantei e estou até hoje.


Trabalhei em uma loja de produtos naturais onde 85% dos clientes eram veganos. Como recém formada não fazia dimensão de veganismo. Precisei estudar para poder dar um suporte positivos aos clientes e foi nesse momento em que encontrei o veganismo. Estudei, li bastante, fiz cursos e de forma involuntária parei de consumir animais. O meu organismo não tolerava mais. Iniciei os meus atendimentos clínicos devido a demanda de clientes que me procuravam na loja. Desde o início consegui gerar retornos positivos. Hoje trabalho exclusivamente em meu consultório.


Penso que posso ajudar muitas pessoas através de uma nutrição consciente e sustentável. Penso que as pessoas têm ampliado o campo de visão em relação a alimentação e essa é a minha grande oportunidade de promover o bem. Sem modismos, sem extremismo e com muita nutrição viável.


Na minha rotina busco diminuir impactos o máximo possível, adotando medidas diárias e busco incentivar pessoas e educar o meu filho para que possa continuar seguindo os meus passos.



TAIARA. Você é nutricionista vegana e passou por uma gestação vegana, conta um pouco sobre essa sua experiência.


SARAH: A minha gestação não foi planejada e acabei me “assustando” um pouco. Mas foi super tranquilo e saudável. O lado mais “cansativo” foram os questionamentos de muitas pessoas sobre o fato de não eu consumir carnes. Por vezes fui incentivada em consumir ao menos ovo. Confesso que quanto Nutricionista me chateava bastante. Com o decorrer do pré-natal todos os exames adequados e Beni se desenvolvendo super bem os questionamentos cessaram.


Beni nasceu com 3,450 kg (até a Médica demonstrou surpresa ao vê-lo na maternidade). Realizei toda suplementação necessária para o desenvolvimento dele durante a gestação. A suplementação de ácido fólico e ferro são protocolos então a própria Médica realizou. As demais necessidades eu mesma prescrevia.




TAIARA. Qual a importância da dieta vegetariana estrita (vegana) para o corpo, mente, espírito e, principalmente, como ela transformou a sua vida e a sua gestação?


SARAH. Aaaaah, sem palavras para essa pergunta! (hahah). Eu sempre digo que existe uma Sarah antes e após o veganismo. Compreender o que você consome vai além dos cálculos que aprendemos na fase acadêmica. Alimentar-se é um ato político e complexo. Hoje enxergo a importância de analisar a minha alimentação da plantação até o produto final (manipulação em casa).


Não consumir animais gera um processo de euforia interno. Preparar, montar e consumir uma refeição vegana promove uma libertação e compreensão do alimento. Não consumir animais purifica a alma!

Segui o mesmo ritmo de alimentação na fase gestacional, apenas busquei ser mais coerente com os horários de alimentação, pois, naquela fase estava gerando uma vida. Embora estivesse em uma rotina corrida, nutrir o Beni sempre foi a minha prioridade.


Consumir o que vem do chão (frutas, verdura, tubérculos, sementes, oleaginosas e cereais) promove uma oferta adequada de macro e micronutrientes (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais). Previne o risco de patologias como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, doenças renais e hepáticas.


O estilo de vida vegano promove crescimento, desenvolvimento e funcionamento adequado das funções vitais em todos os ciclos de vida e faixa etária.




TAIARA: Qual o seu conselho para quem deseja iniciar uma dieta vegetariana estrita (vegana) durante a gestação?


SARAH. Assim como qualquer mudança de estilo de vida existe a necessidade de um acompanhamento profissional para que seja realizado as substituições de forma adequada. A fase gestacional demanda de suplementações específicas e aumento no consumo de alguns nutrientes através da alimentação.



TAIARA: Fala um pouco sobre como você vê a importância da alimentação consciente e do Veganismo no dia a dia de uma gestante e de uma criança?


SARAH. Nutrir o organismo de forma consciente desde a fase gestacional gera saúde no desenvolvimento da criança para toda a vida. O bebê terá acesso aos alimentos a partir da introdução alimentar (6° mês de vida).




TAIARA: Como a dieta vegetariana favorece a gestação e a formação do bebê?


SARAH. A dieta vegetariana torna-se pura, livre de excesso de proteína, gorduras e promove uma nutrição adequada em termos de nutrientes. Totalmente preventiva por se tratar de uma alimentação antioxidante e anti-inflamatória. Gera desenvolvimento adequado em todo o período gestacional.



TAIARA: A criança pode ser vegana desde os primeiros dias de vida e você com certeza tem muito a compartilhar sobre a criação do Benicio. Conta para as mamães como é o dia a dia de uma criança vegana. Há muitos desafios ou é fácil?


SARAH. Sem desafios! Exceto ter um pouco de paciência em relação às opiniões alheias. Consumir animais e os seus derivados é cultural. Nem todas as pessoas estarão abertas a entender que você não deseja ofertar esses “alimentos” ao seu filho. Porém, busque entender que o filho é seu, mãe, e demanda dos seus cuidados.


Sempre cuidei bem da alimentação do Beni e, na fase de introdução alimentar, busquei variar a oferta de alimentos para que ele pudesse sentir os sabores. Ele aceitou bem todos os alimentos, exceto maçã.


Hoje, consumimos as mesmas preparações e facilita muito a minha rotina (retiro o dele sem sal) e adiciono o sal para mim e o papai. Não existem desafios em uma alimentação livre de animais. Você precisa manter uma organização de compras semanais, higienização, preparo e acondicionamento e para posterior consumo. Essas ações são necessárias em qualquer rotina independente de consumir animais ou não. Todos nós precisamos nutrir o nosso corpo e isso demanda planejamento e organização. De forma rotineira!





TAIARA: Sobre a Vitamina B12, no caso dos bebês, como deve ser feita a suplementação e a partir de qual idade?


SARAH. Deve ser avaliado a vitamina B12 da mãe que amamenta, tendo em vista que o filho recebe todos os seus nutrientes, para que possa ser analisada uma suplementação junto ao bebê. Bebês que não amamentam deve ser analisado o tipo de fórmula que o mesmo consumia e quantas vezes ao dia. A partir do 6° mês todo bebê deve passar por suplementação. A dosagem irá variar, sendo individualizada.





TAIARA: Já sabemos que o veganismo é para todas as idades. Tem algo que você gostaria de comentar a respeito? Como tem sido a busca por uma nutrição vegana nos dias de hoje?


SARAH. A procura por acompanhamento nutricional para transição ao vegetarianismo e veganismo tem apresentado aumento. Os objetivos dos indivíduos variam. Muitos desejam eliminar apenas carnes vermelhas (boi), outros por fins estéticos ou pesquisaram e verificaram o quão saudável é o veganismo. E a grande maioria já conseguiu realizar a conexão entre o alimento e o animal, relatando não desejar consumir animais e nenhum derivado. A partir do momento que se entregam ao veganismo conseguem compreender os aspectos que reduzem os impactos ambientais e passam a agir de forma sustentável.


O veganismo pensa de forma ampla e proporciona compreender uma vida livre de sofrimento.




TAIARA: Por fim, qual mensagem você gostaria de deixar para o mundo?


SARAH. Você já parou pra pensar sobre o veganismo? Você em algum momento já realizou a conexão entre o alimento e o animal? Você considera que consumir animais realmente é imprescindível para a vida?


Ser vegano é um ato complexo, te leva a compreender tudo o que está ao seu redor. Te proporciona viver livre de sofrimento animal, exploração humana e diminui impactos ambientais de forma considerável. Vamos lembrar que só temos esse planeta aqui para viver e precisamos cuidar dele!


Tira um minutinho do seu dia e responda mentalmente os questionamentos acima (no comecinho dessa pergunta). E sinta o veganismo.


Todas as capitais possuem um núcleo da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) que desenvolvem inúmeras ações em prol do veganismo. Dá uma olhadinha no site. Sempre existirá um grupo de pessoas prontas para te abraçar.


Não se intimide, compartilhe os seus sentimentos e verá o quão maravilhoso é ser vegano.


Essa é mais uma entrevista que compartilho com muito carinho aqui no Bloguesia. Sinto-me cada vez mais feliz e entusiasmada em ver seres humanos que fazem dos seus trabalhos verdadeiros propósitos de vida, disseminando informação e promovendo ações pelo bem de todos os seres que habitam a Terra conosco.


Sejam bem-vindos a visitar a página da Sarah Mendonça no Instagram, onde ela compartilha, diariamente, várias dicas sobre o veganismo, sempre com bom humor.


E para finalizar, a novidade é que Sarah também é uma Designer do Bloguesia e, em breve, poderemos conferir diversos posts da Nutri aqui no blog. Fiquem ligados(as)!


Um super beijo e até mais!


Taiara Desirée


85 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page