top of page

eco-vegan lifestyle

  • Foto do escritorTaiara Desirée

POR QUE ESCOLHER O VEGANISMO?

Atualizado: 20 de fev. de 2022

Como o veganismo vem transformando a vida de seres humanos e não humanos?




O veganismo é um modo de vida baseado numa perspectiva ética, pela qual se escolhe evitar o sofrimento animal, da alimentação à qualquer forma de consumo ou entretenimento.

Desde o início da história da humanidade, filósofos pré-socráticos, a exemplo de Pitágoras (séc. VI a.C.), já incentivava o respeito à todas as formas de vida que habitam a Terra conosco. Razão pela qual, o filósofo é conhecido como o Pai do Vegetarianismo, assim como a alimentação vegana é também chamada de Dieta Pitagórica.


"Pitágoras reprovava o sacrifício de animais e associava o seu consumo à própria prática do canibalismo humano. A sua condenação se dava por motivos místicos, mas também por razões morais” (PEQUENO, 2020).



Mas por que escolher o veganismo como um estilo de vida?


Embora Pitágoras e diversos outros filósofos já tenham estimulado o amplo respeito aos animais, o termo surgiu na década de 60 quando os membros da The Vegan Society consideraram necessário conceituar veganismo refinando o seu objetivo para além da alimentação, cuja definição permanece assim até hoje:

Veganismo é uma filosofia e um modo de vida que busca excluir - na medida do possível e praticável - todas as formas de exploração e crueldade contra os animais para alimentação, roupas ou qualquer outro propósito; e, por extensão, promove o desenvolvimento e uso de alternativas livres de animais para o benefício de humanos, animais e meio ambiente. Em termos dietéticos, denota a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente de animais.


Observamos que a principal razão de ser vegano é baseada numa escolha ética, por se entender que nenhuma vida merece sofrer para que nós humanos possamos nos alimentar, nos vestir ou nos entreter. Mas os benefícios sociais, ambientais e para a saúde também têm tido influência para muitos adeptos do veganismo.



De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, são diversos os motivos que levam os indivíduos a se tornarem vegetarianos:

  1. Ética: São abatidos mais de 10 mil animais terrestres por minuto no Brasil para produzir carnes, leite e ovos. Os animais são sencientes (capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade), por isso a escolha vegetariana é uma escolha de não compactuar com a exploração, confinamento e abate destes animais.

  2. Saúde: De acordo com inúmeros estudos científicos – cada vez mais frequentes e publicados por instituições idôneas –, o consumo de carnes está diretamente associado ao aumento do risco de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.

  3. Meio ambiente: dentre outras razões, segundo a ONU, o setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos do mundo. A Organização estimou que cerca de 14,5% das emissões de gases do efeito estufa oriundas de atividades humanas têm origem no setor pecuário.

  4. Sociedade: A produção de alimentos através da atividade pecuária não é apenas ambientalmente degradante, mas também contribui significativamente para o desperdício global de alimentos, uma vez que são consumidos de 2 a 10 Kg de proteína vegetal (por exemplo, soja) para produzir apenas 1 Kg de proteína de origem animal. Em um mundo com 1 bilhão de pessoas que passam fome, jogar toda essa comida no lixo é socialmente inaceitável. Ademais, o setor pecuário concentra a maior parte da mão-de-obra escrava rural brasileira.


Segundo alguns estudos, a principal motivação de adoção do vegetarianismo é a ética, seguido da motivação de saúde e, em menor proporção, de outras motivações.


Há inúmeras comprovações científicas acerca dos benefícios da dieta vegana para a saúde humana, recomendo o documentário Dieta Dos Gladiadores (https://gamechangersmovie.com) para quem deseja aprofundar nesse tema. Quanto aos impactos ambientais, sociais e na vida animal, os documentários Cowspiracy (https://www.cowspiracy.com) e Seaspiracy (https://www.seaspiracy.org) são ótimas indicações.




Vida vegana na prática!

Como vegana há quase quatro anos (desde 20/06/2018), advogada, autora, mestranda em filosofia pela UFPB e triatleta "nas horas vagas", posso confirmar que o veganismo não atrapalhou meus desempenhos e, pelo contrário, tem realmente auxiliado para uma alta performance na vida acadêmica, profissional e pessoal.


No meu Instagram @taiaradesiree (https://www.instagram.com/taiaradesiree/), compartilho um pouco do meu lifestyle e como viver o princípio da “não violência” proporciona tantos benefícios emocionais, deixando-nos mais leves e felizes, repercutindo positivamente em todos os aspectos das nossas vidas.



Primeiro lugar no pódio da Categoria Faixa Etária no Jampa Triathlon.


Uma dieta vegana não lhe faz melhor ou pior do que outras pessoas, mas, com certeza é um passo muito positivo na vida de quem deseja êxito em diversos campos. Considerar o valor intrínseco de todas as formas de vida e de tudo que há na natureza é um dos atos mais nobres que podemos praticar.




Impactos positivos do veganismo


De acordo com o App Cowculator, a cada ano, 150 bilhões de animais são mortos desnecessariamente para consumo humano. E a cada dia de dieta vegana, você pode salvar 1 vida animal além de contribuir consideravelmente para a preservação da natureza, salvando 4.164 litros de água, 20 kg de grãos, 2,8 m2 de florestas e 9 kg de CO2.





Nos meus 3 anos, 7 meses e 22 dias como vegana (desde 20/06/2018), eu pude salvar 5.546.385 litros de água, 27.188 Kg de grãos, 3.712 m2 de florestas, 12.084 Kg de CO2 e 1.332 vidas animais.









Ser vegano é um ato de amor e respeito. Nenhuma vida precisa sofrer para sermos felizes. Dê um passo nessa direção e se permita conhecer os benefícios desse estilo de vida que vem transformando o mundo.


Taiara Desirée

Autora, advogada, jornalista, palestrante e empreendedora.

Design Para Sustentabilidade pelo Gaia Education e criadora do Bloguesia.



Fontes:


26 visualizações0 comentário
Bloguesia by Taiara Desirée
bottom of page